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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49914

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJERÔNIMO, Taciana de Barros-
dc.contributor.authorPEREIRA, Poliana Cássia Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-05-04T14:08:50Z-
dc.date.available2023-05-04T14:08:50Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationPEREIRA, Poliana Cássia Gonçalves. O uso do sistema eletrônico de informação (SEI) na unidade do sistema urinário do hospital das clínicas de Pernambuco como ferramenta de inovação no setor público. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49914-
dc.description.abstractA evolução da sociedade e surgimento de ferramentas como a internet trouxeram diversos desafios para o poder público no Brasil, a exemplo da necessidade de implantação de sistemas de informação nos diversos órgãos públicos, todos com a finalidade de proporcionar transparência, autonomia, celeridade nos processos e, principalmente, aproximar os órgãos públicos de seus respectivos usuários. A inserção de tecnologias da informação tem o objetivo de aprimorar a eficiência dos processos, com destaque para o enfoque organizacional de modo a auxiliar o cumprimento daquilo que foi determinado pela Lei no 12.527/2011 e pelo Decreto no 8.539/2015, responsáveis pela garantia do acesso e divulgação de informações e uso de meios eletrônicos para tramitação de processos administrativos, respectivamente. O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) surge a partir disso, da necessidade de dar ao cidadão o acesso às informações, bem como aproximá-lo do setor público. Na Universidade Federal de Pernambuco, especificamente no âmbito do Hospital das Clínicas, por meio da gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o SEI passou a ser utilizado através da Portaria SEI no 49 de 2017. Contudo, apesar de proporcionar, na teoria, o cumprimento das determinações legais acima mencionadas, se faz necessário avaliar como tem sido na prática. Por esse motivo, a presente pesquisa tem como objetivo averiguar se o uso do SEI se caracteriza como uma inovação no serviço público que facilitou a execução das atividades desempenhadas pela percepção de seus usuários, servidores e empregados públicos do Hospital das Clínicas na Unidade do Sistema Urinário (USU). Para possibilitar a análise proposta, um questionário foi aplicado com os servidores da USU, por meio da qual esta autora buscou compreender como tem sido a percepção deles sobre o SEI, se ele auxiliou na execução dos trabalhos para os quais foi proposto, buscando entender, também, se há e quais os pontos que precisam de melhora. Foi possível notar que, apesar de ser considerado inovação, diversos problemas na implantação do SEI impediram a sua introdução da rotina dos servidores do local.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInovação – Governança públicapt_BR
dc.subjectRegistros hospitalarespt_BR
dc.subjectGestão da Informaçãopt_BR
dc.titleO uso do sistema eletrônico de informação (SEI) na unidade do sistema urinário do hospital das clínicas de Pernambuco como ferramenta de inovação no setor públicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3330920035166115pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2020621017959518pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThe evolution of society and the emergence of tools such as the internet have brought several challenges to public authorities in Brazil, such as the need to implement information systems in various public bodies, all with the aim of providing transparency, autonomy, speed in processes and , mainly, to bring public bodies closer to their respective users.The insertion of information technologies aims to improve the efficiency of processes, with emphasis on the organizational approach in order to help comply with what was determined by Law no 12,527/2011 and by Decree no 8,539/2015, responsible for guaranteeing the access and disclosure of information and use of electronic means for processing administrative processes, respectively.The Electronic Information System (SEI) arises from this, from the need to give citizens access to information, as well as bringing them closer to the public sector. At the Federal University of Pernambuco, specifically within the scope of the Hospital das Clínicas, through the management of the Brazilian Company of Hospital Services (EBSERH), the SEI began to be used through Ordinance SEI no 49 of 2017. However, despite providing, in theory, compliance with the aforementioned legal determinations, it is necessary to evaluate how it has been in practice. For this reason, the present research aims to determine whether the use of the SEI is characterized as an innovation in the public service that facilitated the execution of activities performed by the perception of its users, servants and public employees of the Hospital das Clínicas in the Urinary System Unit. (USU). To enable the proposed analysis, a questionnaire was applied to the USU employees, through which this author sought to understand how their perception of the SEI has been, whether it helped in the execution of the work for which it was proposed, seeking to understand, also, if there are and which points need improvement. It was possible to note that, despite being considered an innovation, several problems in the implementation of the SEI prevented its introduction into the routine of the local servers.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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