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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49869

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Título: Ameaça e preservação : o jogo das faces em interações verbais no canal Spotniks do YouTube
Autor(es): MACIEL, Monique Yali Ferreira
Palavras-chave: Sociolinguística Interacional; Jogo das faces; Princípio da sociabilidade
Data do documento: 3-Nov-2022
Citação: MACIEL, Monique Yali Ferreira. Ameaça e preservação : o jogo das faces em interações verbais no canal Spotniks do YouTube. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Bacharelado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta pesquisa busca analisar o jogo das faces e o cumprimento ao princípio da sociabilidade goffmaniano entre os participantes que interagem nos vídeos do quadro Preconceito do canal de YouTube chamado Spotniks. Para atingir essa finalidade, observamos como os interactantes mobilizam seus conhecimentos linguísticos para reivindicar as suas individualidades, bem como promover a harmonia do fluxo interacional. Utilizamos, como arcabouço teórico, as contribuições de Goffman (1982, 1985, 2011) acerca do conceito de face e da organização estrutural da situação social. As conversações foram transcritas e analisadas conforme a proposta de Marcuschi (2003) e de Luciano (2000), para uma compreensão formal do evento comunicativo. Sob o enfoque da Sociolinguística Interacional, desenvolvemos a abordagem metodológica qualitativa, na qual procuramos averiguar as condutas dos interlocutores a partir de uma análise subjetiva dos fenômenos linguísticos empregados. A delimitação do corpus partiu do recorte dos 34 vídeos do quadro Preconceito, onde consideramos como critério de definição a maior recorrência temática, sobressaindo-se o tópico de esfera política, com 5 vídeos. Verificamos, então, que as interações, apesar de seguirem uma estrutura que propicia a preservação da sociabilidade à medida que lançam regras de engajamento e de enquadramento entre os indivíduos, apresentam momentos de desequilíbrio no jogo interacional, requisitando uma atividade mútua de realinhamento das faces projetadas no encontro, movimento que foi mobilizado pela maioria dos participantes. Em contrapartida, constatamos, também, a ruptura da ordem ritual com a ausência de um trabalho conjunto entre os interactantes para restaurar a harmonia interativa. Consideramos, assim, que a perspectiva da microanálise favorece a investigação dialógica da linguagem, proporcionando uma compreensão abrangente acerca das ações linguísticas empregadas pelos sujeitos na prática comunicativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49869
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