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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49869

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLUCIANO, Dilma Tavares-
dc.contributor.authorMACIEL, Monique Yali Ferreira-
dc.date.accessioned2023-05-02T17:23:56Z-
dc.date.available2023-05-02T17:23:56Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2023-03-18-
dc.identifier.citationMACIEL, Monique Yali Ferreira. Ameaça e preservação : o jogo das faces em interações verbais no canal Spotniks do YouTube. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Bacharelado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49869-
dc.description.abstractEsta pesquisa busca analisar o jogo das faces e o cumprimento ao princípio da sociabilidade goffmaniano entre os participantes que interagem nos vídeos do quadro Preconceito do canal de YouTube chamado Spotniks. Para atingir essa finalidade, observamos como os interactantes mobilizam seus conhecimentos linguísticos para reivindicar as suas individualidades, bem como promover a harmonia do fluxo interacional. Utilizamos, como arcabouço teórico, as contribuições de Goffman (1982, 1985, 2011) acerca do conceito de face e da organização estrutural da situação social. As conversações foram transcritas e analisadas conforme a proposta de Marcuschi (2003) e de Luciano (2000), para uma compreensão formal do evento comunicativo. Sob o enfoque da Sociolinguística Interacional, desenvolvemos a abordagem metodológica qualitativa, na qual procuramos averiguar as condutas dos interlocutores a partir de uma análise subjetiva dos fenômenos linguísticos empregados. A delimitação do corpus partiu do recorte dos 34 vídeos do quadro Preconceito, onde consideramos como critério de definição a maior recorrência temática, sobressaindo-se o tópico de esfera política, com 5 vídeos. Verificamos, então, que as interações, apesar de seguirem uma estrutura que propicia a preservação da sociabilidade à medida que lançam regras de engajamento e de enquadramento entre os indivíduos, apresentam momentos de desequilíbrio no jogo interacional, requisitando uma atividade mútua de realinhamento das faces projetadas no encontro, movimento que foi mobilizado pela maioria dos participantes. Em contrapartida, constatamos, também, a ruptura da ordem ritual com a ausência de um trabalho conjunto entre os interactantes para restaurar a harmonia interativa. Consideramos, assim, que a perspectiva da microanálise favorece a investigação dialógica da linguagem, proporcionando uma compreensão abrangente acerca das ações linguísticas empregadas pelos sujeitos na prática comunicativa.pt_BR
dc.format.extent47f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociolinguística Interacionalpt_BR
dc.subjectJogo das facespt_BR
dc.subjectPrincípio da sociabilidadept_BR
dc.titleAmeaça e preservação : o jogo das faces em interações verbais no canal Spotniks do YouTubept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0855171085871723pt_BR
dc.description.abstractxEsta investigación busca analizar el juego de caras y el cumplimiento del principio goffmaniano de sociabilidad entre los participantes que interactúan en los videos del cuadro Preconceito del canal de YouTube Spotniks. Para lograr este fin, observamos cómo los interactuantes movilizan su conocimiento lingüístico para reivindicar sus individualidades, así como promover la armonía del flujo interaccional. Utilizamos, como marco teórico, los aportes de Goffman (1982, 1985, 2011) sobre el concepto de cara y la organización estructural de la situación social. Las conversaciones fueron transcritas y analizadas de acuerdo a la propuesta de Marcuschi (2003) y de Luciano (2000), para una comprensión formal del evento comunicativo. A partir de la perspectiva de la Sociolingüística Interaccional, desarrollamos un enfoque metodológico cualitativo, en el que buscamos investigar el comportamiento de los interlocutores a través de un análisis subjetivo de los fenómenos lingüísticos utilizados. La delimitación del corpus partió del recorte de los 34 videos del cuadro Preconceito donde consideramos como criterio de definición la mayor recurrencia temática, destacándose el tema de la esfera política, con 5 videos. Verificamos, entonces, que las interacciones, a pesar de seguir una estructura que favorece la preservación de la sociabilidad al paso que lanzan reglas de compromiso y encuadre entre individuos, presentan momentos de desequilibrio en el juego interaccional, exigiendo una actividad mutua de realineamiento de las caras proyectadas en la interacción, un movimiento que fue movilizado por la mayoría de los participantes. Por otro lado, también vemos la ruptura del orden ritual con la ausencia de un trabajo conjunto entre los interactuantes para restaurar la armonía interactiva. Así, consideramos que la perspectiva del microanálisis favorece la investigación dialógica del lenguaje, proporcionando una comprensión integral de las acciones lingüísticas empleadas por los sujetos en la práctica comunicativa.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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