Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49812

Compartilhe esta página

Título: Aníbal Bruno e a formação das professoras (1930-1937) : continuidades e descontinuidades do ato n° 1239
Autor(es): PESSOA, Marcela Sabrina de Albuquerque
Palavras-chave: Educação básica; Identidade; Aníbal Bruno; Gênero
Data do documento: 28-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PESSOA, Marcela Sabrina de Albuquerque. Aníbal Bruno e a formação das professoras (1930-1937): continuidades e descontinuidades do ato n° 1239. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este estudo tem por objetivo analisar a trajetória das professoras e o processo de profissionalização das mesmas a partir do aumento do quantitativo de Escolas Normais em Pernambuco, durante os anos de 1930, diante da popularização do ensino escolar que, àquela época, serviu aos vários ideais de modernidade defendidostanto pelos reformadores educacionais, desde o escolanovismo, quanto pelo Governoapós 1930. Para tal, examinamos os documentos da Diretoria Técnica Educacional de Pernambuco e os jornais publicados entre as décadas de 1920 e 1930,além de dados atualizados do INEP e do Censo Escolar da Educação Básica, relativosaos números de professoras que atuam na educação brasileira. Desse modo, com base na Metodologia da Análise de Discurso em Orlandi e Pêcheux e nos conceitos de estratégia, lugar e relações de poder de Michel de Certeau, buscamos dialogar acercadas representações de gênero no campo educacional básico, numa perspectiva críticaque se estendeu até os dias atuais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49812
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Marcela Sabrina de Albuquerque Pessoa.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons