Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49812

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Aurenéa Maria de-
dc.contributor.authorPESSOA, Marcela Sabrina de Albuquerque-
dc.date.accessioned2023-04-28T16:12:59Z-
dc.date.available2023-04-28T16:12:59Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationPESSOA, Marcela Sabrina de Albuquerque. Aníbal Bruno e a formação das professoras (1930-1937): continuidades e descontinuidades do ato n° 1239. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49812-
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo analisar a trajetória das professoras e o processo de profissionalização das mesmas a partir do aumento do quantitativo de Escolas Normais em Pernambuco, durante os anos de 1930, diante da popularização do ensino escolar que, àquela época, serviu aos vários ideais de modernidade defendidostanto pelos reformadores educacionais, desde o escolanovismo, quanto pelo Governoapós 1930. Para tal, examinamos os documentos da Diretoria Técnica Educacional de Pernambuco e os jornais publicados entre as décadas de 1920 e 1930,além de dados atualizados do INEP e do Censo Escolar da Educação Básica, relativosaos números de professoras que atuam na educação brasileira. Desse modo, com base na Metodologia da Análise de Discurso em Orlandi e Pêcheux e nos conceitos de estratégia, lugar e relações de poder de Michel de Certeau, buscamos dialogar acercadas representações de gênero no campo educacional básico, numa perspectiva críticaque se estendeu até os dias atuais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectAníbal Brunopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleAníbal Bruno e a formação das professoras (1930-1937) : continuidades e descontinuidades do ato n° 1239pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8744119980364798pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8610442220256282pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze the trajectory of teachers and their professionalization process from the increase in the number of Normal Schools in Pernambuco, during the 1930s, in view of the popularization of school education that, at that time, served the various ideals of modernity defended both by the educational reformers, since the New School movement, and by the Government after 1930. For this, we examined the documents of the Technical Educational Board of Pernambuco and the newspapers published between the 1920s and 1930s, in addition to updated data from INEP and the School Census of Basic Education, relating to the number of teachers working in Brazilian education. Thus, based on the Discourse Analysis Methodology in Orlandi and Pêcheux and on Michel de Certeau's concepts of strategy, place and power relations, we seek to dialogue about gender representations in the basic educational field, in a critical perspective that extends to the present day.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Marcela Sabrina de Albuquerque Pessoa.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons