Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49780
Share on
Title: | A motivação nas aulas de Educação Física: uma estratégia para o auxílio na diminuição da evasão escolar no ensino médio. |
Authors: | VALENÇA, Igor de Oliveira |
Keywords: | Motivação; Educação Física; Ensino Médio; Evasão Escolar |
Issue Date: | 26-Oct-2022 |
Citation: | VALENÇA, Igor. A motivação nas aulas de Educação Física: Uma estratégia no auxílio da diminuição da evasão escolar no ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Abordando a evasão escolar de alunos do ensino médio mais profundamente, percebe-se as várias causas que resultam nessa problemática, através da análise de uma pesquisa bibliográfica podemos identificar que a motivação em aulas de Educação Física também se altera por vários fatores distintos em que o desanimo causa o desinteresse dos alunos, desta forma, podemos perceber que as duas problemáticas podem se ligar de alguma maneira. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa exploratória qualitativa que se baseia na pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas que busca entender como a motivação nas aulas de Educação Física pode interferir diretamente na tomada de decisão de alunos no ensino médio que pensam em abandonar a escola. Além disso, o presente artigo conceitua as temáticas e trás um pouco do contexto histórico do que seja evasão escolar, motivação e as próprias aulas de Educação Física escolar. Desta forma podemos concluir que a Educação Física e suas práticas pode auxiliar através da sua motivação e quando bem organizada a diminuir o número de alunos no ensino médio a se evadir das escolas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49780 |
Appears in Collections: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Igor de Oliveira Valença .pdf | 450,12 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License