Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49780

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSIMÕES, José Luís-
dc.contributor.authorVALENÇA, Igor de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-04-27T12:43:59Z-
dc.date.available2023-04-27T12:43:59Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.date.submitted2022-11-11-
dc.identifier.citationVALENÇA, Igor. A motivação nas aulas de Educação Física: Uma estratégia no auxílio da diminuição da evasão escolar no ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49780-
dc.description.abstractAbordando a evasão escolar de alunos do ensino médio mais profundamente, percebe-se as várias causas que resultam nessa problemática, através da análise de uma pesquisa bibliográfica podemos identificar que a motivação em aulas de Educação Física também se altera por vários fatores distintos em que o desanimo causa o desinteresse dos alunos, desta forma, podemos perceber que as duas problemáticas podem se ligar de alguma maneira. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa exploratória qualitativa que se baseia na pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas que busca entender como a motivação nas aulas de Educação Física pode interferir diretamente na tomada de decisão de alunos no ensino médio que pensam em abandonar a escola. Além disso, o presente artigo conceitua as temáticas e trás um pouco do contexto histórico do que seja evasão escolar, motivação e as próprias aulas de Educação Física escolar. Desta forma podemos concluir que a Educação Física e suas práticas pode auxiliar através da sua motivação e quando bem organizada a diminuir o número de alunos no ensino médio a se evadir das escolas.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEvasão Escolarpt_BR
dc.titleA motivação nas aulas de Educação Física: uma estratégia para o auxílio na diminuição da evasão escolar no ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0225192063127279pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1520982273735802pt_BR
dc.description.abstractxApproaching the school dropout of high school students more deeply, we can see the various causes that result in this problem, through the analysis of a bibliographic research we can identify that the motivation in Physical Education classes also changes by several different factors in which the discouragement causes students' lack of interest, in this way, we can see that the two problems can be linked in some way. The work is characterized as a qualitative exploratory research that is based on bibliographic research, from the survey of theoretical references already analyzed and published that seeks to understand how motivation in Physical Education classes can directly interfere in the decision-making of students in teaching middle school who are thinking of dropping out of school. In addition, this article conceptualizes the themes and brings a little of the historical context of what is truancy, motivation and the school Physical Education classes themselves. In this way we can conclude that Physical Education and its practices can help through its motivation and when well organized to reduce the number of students in high school to evade schools.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Igor de Oliveira Valença .pdf450,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons