Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49780
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SIMÕES, José Luís | - |
dc.contributor.author | VALENÇA, Igor de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T12:43:59Z | - |
dc.date.available | 2023-04-27T12:43:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-11 | - |
dc.identifier.citation | VALENÇA, Igor. A motivação nas aulas de Educação Física: Uma estratégia no auxílio da diminuição da evasão escolar no ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49780 | - |
dc.description.abstract | Abordando a evasão escolar de alunos do ensino médio mais profundamente, percebe-se as várias causas que resultam nessa problemática, através da análise de uma pesquisa bibliográfica podemos identificar que a motivação em aulas de Educação Física também se altera por vários fatores distintos em que o desanimo causa o desinteresse dos alunos, desta forma, podemos perceber que as duas problemáticas podem se ligar de alguma maneira. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa exploratória qualitativa que se baseia na pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas que busca entender como a motivação nas aulas de Educação Física pode interferir diretamente na tomada de decisão de alunos no ensino médio que pensam em abandonar a escola. Além disso, o presente artigo conceitua as temáticas e trás um pouco do contexto histórico do que seja evasão escolar, motivação e as próprias aulas de Educação Física escolar. Desta forma podemos concluir que a Educação Física e suas práticas pode auxiliar através da sua motivação e quando bem organizada a diminuir o número de alunos no ensino médio a se evadir das escolas. | pt_BR |
dc.format.extent | 24p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Evasão Escolar | pt_BR |
dc.title | A motivação nas aulas de Educação Física: uma estratégia para o auxílio na diminuição da evasão escolar no ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/0225192063127279 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1520982273735802 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Approaching the school dropout of high school students more deeply, we can see the various causes that result in this problem, through the analysis of a bibliographic research we can identify that the motivation in Physical Education classes also changes by several different factors in which the discouragement causes students' lack of interest, in this way, we can see that the two problems can be linked in some way. The work is characterized as a qualitative exploratory research that is based on bibliographic research, from the survey of theoretical references already analyzed and published that seeks to understand how motivation in Physical Education classes can directly interfere in the decision-making of students in teaching middle school who are thinking of dropping out of school. In addition, this article conceptualizes the themes and brings a little of the historical context of what is truancy, motivation and the school Physical Education classes themselves. In this way we can conclude that Physical Education and its practices can help through its motivation and when well organized to reduce the number of students in high school to evade schools. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Igor de Oliveira Valença .pdf | 450,12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons