Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49777

Share on

Title: Abordagem experimental do efeito fotoelétrico no ensino médio: contextualizando a física moderna.
Authors: URAGA, Thiago Jun
Keywords: Física - Estudo e ensino; Física - Experiências; Fotoeletricidade; Energia solar
Issue Date: 18-Feb-2019
Citation: URAGA, Thiago Jun. Abordagem experimental do efeito fotoelétrico no ensino médio: contextualizando a física moderna. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Este trabalho apresenta uma ferramenta de estudo para o ensino de física, que busca contribuir com a formação do aluno por meio de investigações e análises a respeito da experimentação. Levando em conta a dificuldade dos professores quanto a inserção de conteúdos presentes na física moderna no ensino médio, este trabalho propõe a construção de dois objetos educacionais que apresentam em seus resultados duas variações do efeito fotoelétrico. A pesquisa de cunho explicativo, coletou dados qualitativos por meio da observação experimental, expondo resultados e relações com a física moderna. Foram construídos um simulador da iluminação pública e um circuito acoplado a uma placa fotovoltaica para o estudo e exploração do efeito fotoelétrico nos dois casos. A partir disso, observa-se que utilizar de recursos fundamentais para a sociedade pode contribuir de forma mais efetiva na construção do saber por parte do aluno, já que a experimentação desmistifica e apresenta a relação da teoria com a prática de forma mais ilustrativa, o que ajuda na compreensão de conteúdos considerados densos e abstratos como é o caso da física moderna, portanto sendo um ótimo recurso para o ensino de física.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49777
Appears in Collections:TCC - Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
URAGA, Thiago Jun.pdf2,81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons