Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49777
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FREITAS, João Francisco Liberato | - |
dc.contributor.author | URAGA, Thiago Jun | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T11:47:55Z | - |
dc.date.available | 2023-04-27T11:47:55Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-26 | - |
dc.identifier.citation | URAGA, Thiago Jun. Abordagem experimental do efeito fotoelétrico no ensino médio: contextualizando a física moderna. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49777 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma ferramenta de estudo para o ensino de física, que busca contribuir com a formação do aluno por meio de investigações e análises a respeito da experimentação. Levando em conta a dificuldade dos professores quanto a inserção de conteúdos presentes na física moderna no ensino médio, este trabalho propõe a construção de dois objetos educacionais que apresentam em seus resultados duas variações do efeito fotoelétrico. A pesquisa de cunho explicativo, coletou dados qualitativos por meio da observação experimental, expondo resultados e relações com a física moderna. Foram construídos um simulador da iluminação pública e um circuito acoplado a uma placa fotovoltaica para o estudo e exploração do efeito fotoelétrico nos dois casos. A partir disso, observa-se que utilizar de recursos fundamentais para a sociedade pode contribuir de forma mais efetiva na construção do saber por parte do aluno, já que a experimentação desmistifica e apresenta a relação da teoria com a prática de forma mais ilustrativa, o que ajuda na compreensão de conteúdos considerados densos e abstratos como é o caso da física moderna, portanto sendo um ótimo recurso para o ensino de física. | pt_BR |
dc.format.extent | 60p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Fotoeletricidade | pt_BR |
dc.subject | Energia solar | pt_BR |
dc.title | Abordagem experimental do efeito fotoelétrico no ensino médio: contextualizando a física moderna. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3858432158869305 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4856742138587068 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work presents a study tool for the teaching of Physics, which seeks to contribute to the formation of the student through investigations and analyzes regarding the experimentation. Taking into account the difficulty of teachers in the insertion of present contents in modern physics in high school, this work proposes the construction of two educational objects that present in their results two variations of the photoelectric effect. The research of explanatory nature, collected qualitative data through experimental observation, exposing results and relations with the modern Physics. A public lighting simulator and a circuit coupled to a photovoltaic plate were built for the study and exploration of the photoelectric effect in both cases. From this, it can be observed that using fundamental resources for society can contribute more effectively to the construction of knowledge on the part of the student, since the experimentation demystifies and presents the relation of theory with practice in a more illustrative way, the which helps in the understanding of contents considered dense and abstract as it is the case of modern Physics, therefore being a great resource for the teaching of Physics. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
URAGA, Thiago Jun.pdf | 2,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons