Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49761
Comparte esta pagina
Título : | Valores normativos da apatidão cardiorrespiratória em escolares de Lagoa do Carro-PE |
Autor : | CAVALCANTI, Douglas Marques |
Palabras clave : | Aptidão Cardiorrespiratória; Valores normativos; Crianças; Escolares |
Fecha de publicación : | 19-oct-2022 |
Resumen : | O presente estudo teve como objetivo: 1) identificar os valores normativos para o desempenho no teste de aptidão cardiorrespiratória (ACR) de crianças e adolescentes, além de 2) comparar o desempenho no teste de ACR de crianças e adolescentes de Lagoa do carro com de outros países. A amostra foi composta por 1.111 crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 5 e 12 anos, regularmente matriculados na rede pública de ensino municipal de Lagoa do Carro-PE. Os dados estão baseados em valores normativos, de acordo com o sexo biológico e idade cronológica (P5, P10, P25, P50, P75, P90, P95) para as medidas envolvendo a ACR descritas em metros. É possível observar um aumento no desempenho em função da idade, embora o aumento do incremento anual seja visualmente superior pra os de melhor desempenho, i.e., acima do percentil 75. Além disso, as informações apresentadas produzidas em Lagoa do Carro, se assemelham a outros estudos abordados, na qual ao comparar valores de Percentil (P) os meninos com boas performances no PACER obtiveram uma melhor ACR do que os meninos ruins e também em relação as meninas, já em relação as meninas, as garotas com boas performances de ACR foram superiores a garotas ruins. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49761 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC 2 - Douglas Marques Cavalcanti -.pdf | 605,52 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons