Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49761

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorHENRIQUE, Rafael dos Santos-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Douglas Marques-
dc.date.accessioned2023-04-25T16:02:16Z-
dc.date.available2023-04-25T16:02:16Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.date.submitted2023-04-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49761-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo: 1) identificar os valores normativos para o desempenho no teste de aptidão cardiorrespiratória (ACR) de crianças e adolescentes, além de 2) comparar o desempenho no teste de ACR de crianças e adolescentes de Lagoa do carro com de outros países. A amostra foi composta por 1.111 crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 5 e 12 anos, regularmente matriculados na rede pública de ensino municipal de Lagoa do Carro-PE. Os dados estão baseados em valores normativos, de acordo com o sexo biológico e idade cronológica (P5, P10, P25, P50, P75, P90, P95) para as medidas envolvendo a ACR descritas em metros. É possível observar um aumento no desempenho em função da idade, embora o aumento do incremento anual seja visualmente superior pra os de melhor desempenho, i.e., acima do percentil 75. Além disso, as informações apresentadas produzidas em Lagoa do Carro, se assemelham a outros estudos abordados, na qual ao comparar valores de Percentil (P) os meninos com boas performances no PACER obtiveram uma melhor ACR do que os meninos ruins e também em relação as meninas, já em relação as meninas, as garotas com boas performances de ACR foram superiores a garotas ruins.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAptidão Cardiorrespiratóriapt_BR
dc.subjectValores normativospt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEscolarespt_BR
dc.titleValores normativos da apatidão cardiorrespiratória em escolares de Lagoa do Carro-PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1308420348718829pt_BR
dc.description.abstractxThe present study aimed to: 1) identify the normative values for the performance in the cardiorespiratory fitness test (CRF) of children and adolescents, in addition to 2) compare the performance in the CRF test of children and adolescents from Lagoa do carro with other countries. The sample consisted of 1,111 children and adolescents of both sexes, aged between 5 and 12 years, regularly enrolled in the public municipal school system in Lagoa do Carro-PE. Data are based on normative values, according to biological sex and chronological age (P5, P10, P25, P50, P75, P90, P95) for measurements involving CRF described in meters. It is possible to observe an increase in performance as a function of age, although the increase in the annual increment is visually superior for those with the best performance, i.e., above the 75th percentile. Furthermore, the information presented produced in Lagoa do Carro is similar to other studies addressed, in which when comparing values of Percentile (P) the boys with good performances in PACER obtained a better CRF than the bad boys and also in relation to the girls, in relation to the girls, the girls with good CRF performances were superior to bad girls.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC 2 - Douglas Marques Cavalcanti -.pdf605,52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons