Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49747

Compartilhe esta página

Título: A influência da ludicidade no desenvolvimento motor e no processo de ensino aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Silva Neto, José Barros da
Palavras-chave: Ludicidade; Aprendizagem; Desenvolvimento motor; Educação Fisica; Educação Infantil
Data do documento: 27-Mar-2023
Citação: SILVA NETO, José Barros da. A influência da ludicidade no desenvolvimento motor e no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. 2023. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antão, 2023.
Abstract: Em todo decorrer histórico da vida humana conseguimos notar a presença da ludicidade, existindo uma estreita relação com a forma em que o homem associa às suas atividades laborais e de convivência na sociedade, em especial, durante a infância, uma vez que a criança faz uso do brincar para construir sua aprendizagem, porque é brincando que ela explora situações do seu imaginário e libera sua criatividade de acordo com seus desejos mais íntimos. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo, investigar a influência da ludicidade no processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento motor da criança, na educação infantil. Este trabalho, trata-se de uma revisão integrativa da literatura, por meios de pesquisas em livros didáticos e publicações de artigos científicos nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo, Pubmed, Lilacs e no Portal de Periódicos da CAPES, no período de 1990 a 2023. Usou-se as seguintes palavras chaves, em português: ludicidade, jogos e brincadeiras, Educação Física, Educação Infantil e Desenvolvimento Motor e aprendizagem. Neste sentido, pode-se concluir que a ludicidade, quando utilizada como ferramenta pedagógica de ensino, por meios dos jogos e brincadeiras pode contribuir no processo de ensino aprendizagem das crianças, uma vez que nessas atividades estão imbuída uma vasta gama de estímulos motores, cognitivos e afetivos, cujas quando exploradas corretamente e com intencionalidade de ensino, tem influência positiva no desenvolvimento motor da criança além de influenciar na formação plena do aluno, enquanto ser humano e cidadão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49747
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC José Barros da Silva Neto (2).pdf723,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons