Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49747

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorHelegda, Lara Colognese-
dc.contributor.authorSilva Neto, José Barros da-
dc.date.accessioned2023-04-24T19:22:24Z-
dc.date.available2023-04-24T19:22:24Z-
dc.date.issued2023-03-27-
dc.date.submitted2023-04-04-
dc.identifier.citationSILVA NETO, José Barros da. A influência da ludicidade no desenvolvimento motor e no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. 2023. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49747-
dc.description.abstractEm todo decorrer histórico da vida humana conseguimos notar a presença da ludicidade, existindo uma estreita relação com a forma em que o homem associa às suas atividades laborais e de convivência na sociedade, em especial, durante a infância, uma vez que a criança faz uso do brincar para construir sua aprendizagem, porque é brincando que ela explora situações do seu imaginário e libera sua criatividade de acordo com seus desejos mais íntimos. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo, investigar a influência da ludicidade no processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento motor da criança, na educação infantil. Este trabalho, trata-se de uma revisão integrativa da literatura, por meios de pesquisas em livros didáticos e publicações de artigos científicos nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo, Pubmed, Lilacs e no Portal de Periódicos da CAPES, no período de 1990 a 2023. Usou-se as seguintes palavras chaves, em português: ludicidade, jogos e brincadeiras, Educação Física, Educação Infantil e Desenvolvimento Motor e aprendizagem. Neste sentido, pode-se concluir que a ludicidade, quando utilizada como ferramenta pedagógica de ensino, por meios dos jogos e brincadeiras pode contribuir no processo de ensino aprendizagem das crianças, uma vez que nessas atividades estão imbuída uma vasta gama de estímulos motores, cognitivos e afetivos, cujas quando exploradas corretamente e com intencionalidade de ensino, tem influência positiva no desenvolvimento motor da criança além de influenciar na formação plena do aluno, enquanto ser humano e cidadão.pt_BR
dc.format.extent30P.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectEducação Fisicapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleA influência da ludicidade no desenvolvimento motor e no processo de ensino aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxThroughout the historical course of human life we can notice the presence of ludicity, there being a close relationship with the way in which man associates with his work activities and coexistence in society, especially during childhood, since the child makes use of play to build his learning, because it is joking that he explores situations of his imaginary and releases his creativity according to his innermost desires. In this sense, this work aimed to investigate the influence of ludicity in the process of teaching learning and motor development of the child, in early childhood education. This paper is an integrative review of the literature, where through research in textbooks and publications of scientific articles in the databases Google Acadêmico, Scielo, Pubmed, Lilacs and in the Capes Journal Portal. During the period from 1990 to 2023, the following key words were used in Portuguese: Ludicity, Games and Games, Physical Education, Early Childhood Education and Motorcycle Development. In this sense, it can be concluded that the playfulness, when used as a pedagogical teaching tool, through games and games can contribute to the process of teaching and learning of children, since these activities are imbued with a wide range of motor, cognitive and affective stimuli, which when properly explored and with educational intent, has a positive influence on the motor development of the child and influence the full training of the student, as well as in the development of the child. As a human being and citizen.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC José Barros da Silva Neto (2).pdf723,65 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons