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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49730
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Title: | Relação entre atividade física e imagem corporal em estudantes do ensino fundamental e médio: uma revisão sistemática |
Authors: | SILVA, Lucas Lourenço da |
Keywords: | Imagem Corporal; Exercício Físico; Atividade Física; Estudantes; Ensino Fundamental e Médio |
Issue Date: | 3-Apr-2023 |
Citation: | SILVA, Lucas Lourenço da. Relação entre atividade física e imagem corporal em estudantes do ensino fundamental e médio: uma revisão sistemática. 2023. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | A Imagem Corporal é a imagem mental do corpo que se apresenta em sua forma estrutural, social e afetiva. A Educação Física Escolar atua por meio da Cultura Corporal do Movimento, ou seja, o corpo em movimento. O movimento corporal está completamente relacionado com a imagem corporal, no sentido que a Atividade Física influencia na concepção mental do corpo, em como o indivíduo se ver. Por esta relação, este trabalho de revisão sistemática pretendeu analisar na literatura dos últimos 10 anos a relação entre atividade física e imagem corporal em estudantes do Ensino Fundamental e Médio (ou “Education, Primary and Secondary” para estudos em inglês). Foram gerados descritores pelo Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e segundo o Medical Subject Headings (MeSH), também utilizando-se do conector (operadores booleanos) AND, para a realização da pesquisa nas bases de dados, utilizou-se: Body Image AND Physical Activity AND Students, e em português: Imagem Corporal AND Atividade Física AND Estudantes. Após realizadas as pesquisas, tanto em inglês quanto português, nas bases de dados Scielo, PubMed e BVS, por serem bancos eletrônicos que têm trabalhos voltados à área da saúde, encontrou-se de início 728 artigos pelas buscas, mas após seleção criteriosa, vinte e seis artigos científicos foram selecionados para análise, os quais apontaram, de modo geral, que a atividade física é apenas um dos vários fatores sociais que interfere na imagem corporal dos estudantes, não sendo o mais prevalente, visto que mesmo quando a amostra era ativa fisicamente, a insatisfação corporal persistia. É importante destacar que a completa inatividade, o sedentarismo, é um fator agravante para uma imagem corporal insatisfeita. Conclui-se que a imagem corporal sofre mais influência dos aspectos socioculturais acerca do ideal de corpo do que do exercício. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49730 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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