Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49730

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Danielle de Andrade Pitanga-
dc.contributor.authorSILVA, Lucas Lourenço da-
dc.date.accessioned2023-04-20T21:44:18Z-
dc.date.available2023-04-20T21:44:18Z-
dc.date.issued2023-04-03-
dc.date.submitted2023-04-20-
dc.identifier.citationSILVA, Lucas Lourenço da. Relação entre atividade física e imagem corporal em estudantes do ensino fundamental e médio: uma revisão sistemática. 2023. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49730-
dc.description.abstractA Imagem Corporal é a imagem mental do corpo que se apresenta em sua forma estrutural, social e afetiva. A Educação Física Escolar atua por meio da Cultura Corporal do Movimento, ou seja, o corpo em movimento. O movimento corporal está completamente relacionado com a imagem corporal, no sentido que a Atividade Física influencia na concepção mental do corpo, em como o indivíduo se ver. Por esta relação, este trabalho de revisão sistemática pretendeu analisar na literatura dos últimos 10 anos a relação entre atividade física e imagem corporal em estudantes do Ensino Fundamental e Médio (ou “Education, Primary and Secondary” para estudos em inglês). Foram gerados descritores pelo Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e segundo o Medical Subject Headings (MeSH), também utilizando-se do conector (operadores booleanos) AND, para a realização da pesquisa nas bases de dados, utilizou-se: Body Image AND Physical Activity AND Students, e em português: Imagem Corporal AND Atividade Física AND Estudantes. Após realizadas as pesquisas, tanto em inglês quanto português, nas bases de dados Scielo, PubMed e BVS, por serem bancos eletrônicos que têm trabalhos voltados à área da saúde, encontrou-se de início 728 artigos pelas buscas, mas após seleção criteriosa, vinte e seis artigos científicos foram selecionados para análise, os quais apontaram, de modo geral, que a atividade física é apenas um dos vários fatores sociais que interfere na imagem corporal dos estudantes, não sendo o mais prevalente, visto que mesmo quando a amostra era ativa fisicamente, a insatisfação corporal persistia. É importante destacar que a completa inatividade, o sedentarismo, é um fator agravante para uma imagem corporal insatisfeita. Conclui-se que a imagem corporal sofre mais influência dos aspectos socioculturais acerca do ideal de corpo do que do exercício.pt_BR
dc.format.extent46 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImagem Corporalpt_BR
dc.subjectExercício Físicopt_BR
dc.subjectAtividade Físicapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental e Médiopt_BR
dc.titleRelação entre atividade física e imagem corporal em estudantes do ensino fundamental e médio: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8945902736938452pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2025092197129605pt_BR
dc.description.abstractxThe Body Image is the mental image of the body that is presented in its structural, social and affective form. School Physical Education acts through the Body Culture of Movement, that is, the body in movement. Body movement is completely related to body image, in the sense that Physical Activity influences the mental conception of the body, how the individual sees himself. For this reason, this systematic review aimed to analyze the relationship between physical activity and body image in elementary and high school students in the literature of the last 10 years (or “Education, Primary and Secondary” for studies in English). Descriptors were generated by Descriptors in Health Sciences (DeCS) and according to Medical Subject Headings (MeSH), also using the connector (Boolean operators) AND, to carry out the search in the databases, we used: Body Image AND Physical Activity AND Students, and in Portuguese: Corporal Image AND Physical Activity AND Students. After carrying out the searches, both in English and Portuguese, in the Scielo, PubMed and VHL databases, as they are electronic banks that have works aimed at the health area, 728 articles were initially found through the searches, but after a careful selection, twenty and six scientific articles were selected for analysis, which pointed out, in general, that physical activity is just one of several social factors that interfere with the body image of students, not being the most prevalent, since even when the sample was active physically, body dissatisfaction persisted. It is important to highlight that complete inactivity, sedentary lifestyle, is an aggravating factor for a dissatisfied body image. It is concluded that body image is more influenced by sociocultural aspects about the ideal body than exercise.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formatado.pdf620,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons