Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49717

Compartilhe esta página

Título: Perfil bizu de biologia (@bio.zu) no instagram e o impacto no processo de formação inicial docente
Autor(es): Lima, Paolla Ribeiro
Palavras-chave: Tecnologias educacionais; Instagram; Ensino de Biologia
Data do documento: 14-Abr-2023
Citação: LIMA, Paolla Ribeiro. Perfil bizu de biologia (@bio.zu) no instagram e o impacto no processo de formação inicial docente. 2023. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) vem gerando impactos no ensino de Ciências e Biologia, tornando fundamental que os professores reconheçam a importância da inserção tecnológica na sala de aula, para mobilizar o estudante ao longo do seu processo de aprendizagem. Baseado nisso, o estudo objetivou-se mostrar como a criação de um perfil no Instagram contribuiu de forma positiva no processo de formação inicial docente da idealizadora e objeto de estudo da pesquisa, evidenciando também a sua importância na divulgação científica. A pesquisa está inserida no método qualitativo e foi aplicada a metodologia análise de conteúdo de Laurence Bardin, em que foi definida categorias de análise. A partir disso, no resultado e discussões, inicialmente foi realizada a análise descritiva do perfil do Instagram Bizu de biologia (@bio.zu) e posteriormente a responsável do perfil realizou uma reflexão acerca dos impactos que a criação do perfil, bem como a sua manutenção gerou no seu processo de formação inicial profissional. Diante disso, foi evidenciado que a rede social Instagram é um espaço válido para o desenvolvimento de novos saberes e competências que são pertinentes na prática docente, enfatizando a importância de formar professores preparados para explorar em suas aulas os diferentes recursos de apoio pedagógico, sobretudo redes sociais, como um suporte valioso e agregador de experiências.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49717
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PAOLLA RIBEIRO LIMA.pdf800,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons