Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49717
Compartilhe esta página
Título: | Perfil bizu de biologia (@bio.zu) no instagram e o impacto no processo de formação inicial docente |
Autor(es): | Lima, Paolla Ribeiro |
Palavras-chave: | Tecnologias educacionais; Instagram; Ensino de Biologia |
Data do documento: | 14-Abr-2023 |
Citação: | LIMA, Paolla Ribeiro. Perfil bizu de biologia (@bio.zu) no instagram e o impacto no processo de formação inicial docente. 2023. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) vem gerando impactos no ensino de Ciências e Biologia, tornando fundamental que os professores reconheçam a importância da inserção tecnológica na sala de aula, para mobilizar o estudante ao longo do seu processo de aprendizagem. Baseado nisso, o estudo objetivou-se mostrar como a criação de um perfil no Instagram contribuiu de forma positiva no processo de formação inicial docente da idealizadora e objeto de estudo da pesquisa, evidenciando também a sua importância na divulgação científica. A pesquisa está inserida no método qualitativo e foi aplicada a metodologia análise de conteúdo de Laurence Bardin, em que foi definida categorias de análise. A partir disso, no resultado e discussões, inicialmente foi realizada a análise descritiva do perfil do Instagram Bizu de biologia (@bio.zu) e posteriormente a responsável do perfil realizou uma reflexão acerca dos impactos que a criação do perfil, bem como a sua manutenção gerou no seu processo de formação inicial profissional. Diante disso, foi evidenciado que a rede social Instagram é um espaço válido para o desenvolvimento de novos saberes e competências que são pertinentes na prática docente, enfatizando a importância de formar professores preparados para explorar em suas aulas os diferentes recursos de apoio pedagógico, sobretudo redes sociais, como um suporte valioso e agregador de experiências. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49717 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC PAOLLA RIBEIRO LIMA.pdf | 800,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons