Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49717
Comparte esta pagina
Título : | Perfil bizu de biologia (@bio.zu) no instagram e o impacto no processo de formação inicial docente |
Autor : | Lima, Paolla Ribeiro |
Palabras clave : | Tecnologias educacionais; Instagram; Ensino de Biologia |
Fecha de publicación : | 14-abr-2023 |
Citación : | LIMA, Paolla Ribeiro. Perfil bizu de biologia (@bio.zu) no instagram e o impacto no processo de formação inicial docente. 2023. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Resumen : | As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) vem gerando impactos no ensino de Ciências e Biologia, tornando fundamental que os professores reconheçam a importância da inserção tecnológica na sala de aula, para mobilizar o estudante ao longo do seu processo de aprendizagem. Baseado nisso, o estudo objetivou-se mostrar como a criação de um perfil no Instagram contribuiu de forma positiva no processo de formação inicial docente da idealizadora e objeto de estudo da pesquisa, evidenciando também a sua importância na divulgação científica. A pesquisa está inserida no método qualitativo e foi aplicada a metodologia análise de conteúdo de Laurence Bardin, em que foi definida categorias de análise. A partir disso, no resultado e discussões, inicialmente foi realizada a análise descritiva do perfil do Instagram Bizu de biologia (@bio.zu) e posteriormente a responsável do perfil realizou uma reflexão acerca dos impactos que a criação do perfil, bem como a sua manutenção gerou no seu processo de formação inicial profissional. Diante disso, foi evidenciado que a rede social Instagram é um espaço válido para o desenvolvimento de novos saberes e competências que são pertinentes na prática docente, enfatizando a importância de formar professores preparados para explorar em suas aulas os diferentes recursos de apoio pedagógico, sobretudo redes sociais, como um suporte valioso e agregador de experiências. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49717 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC PAOLLA RIBEIRO LIMA.pdf | 800,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons