Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49717

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilveira, Emanuel Souto da Mota-
dc.contributor.authorLima, Paolla Ribeiro-
dc.date.accessioned2023-04-19T17:18:50Z-
dc.date.available2023-04-19T17:18:50Z-
dc.date.issued2023-04-14-
dc.date.submitted2023-04-19-
dc.identifier.citationLIMA, Paolla Ribeiro. Perfil bizu de biologia (@bio.zu) no instagram e o impacto no processo de formação inicial docente. 2023. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49717-
dc.description.abstractAs Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) vem gerando impactos no ensino de Ciências e Biologia, tornando fundamental que os professores reconheçam a importância da inserção tecnológica na sala de aula, para mobilizar o estudante ao longo do seu processo de aprendizagem. Baseado nisso, o estudo objetivou-se mostrar como a criação de um perfil no Instagram contribuiu de forma positiva no processo de formação inicial docente da idealizadora e objeto de estudo da pesquisa, evidenciando também a sua importância na divulgação científica. A pesquisa está inserida no método qualitativo e foi aplicada a metodologia análise de conteúdo de Laurence Bardin, em que foi definida categorias de análise. A partir disso, no resultado e discussões, inicialmente foi realizada a análise descritiva do perfil do Instagram Bizu de biologia (@bio.zu) e posteriormente a responsável do perfil realizou uma reflexão acerca dos impactos que a criação do perfil, bem como a sua manutenção gerou no seu processo de formação inicial profissional. Diante disso, foi evidenciado que a rede social Instagram é um espaço válido para o desenvolvimento de novos saberes e competências que são pertinentes na prática docente, enfatizando a importância de formar professores preparados para explorar em suas aulas os diferentes recursos de apoio pedagógico, sobretudo redes sociais, como um suporte valioso e agregador de experiências.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.titlePerfil bizu de biologia (@bio.zu) no instagram e o impacto no processo de formação inicial docentept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3486857314764633pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0732066954235310pt_BR
dc.description.abstractxThe Digital Technologies of Information and Communication (TDICs) has been generating impacts in the teaching of Science and Biology, making it essential that teachers recognize the importance of technological insertion in the classroom, to mobilize the student throughout their learning process. Based on this, the study aimed to show how the creation of a profile on Instagram contributed positively to the process of initial teacher training of the creator and object of study of the research, also evidencing its importance in scientific dissemination. The research is inserted in the qualitative method and was applied the methodology content analysis of Laurence Bardin, in which categories of analysis were defined. From this, in the result and discussions, initially the descriptive analysis of the Instagram profile Bizu of biology (@bio.zu) was carried out and later the person responsible for the profile carried out a reflection on the impacts that the creation of the profile, as well as its maintenance generated in its process of initial professional training. Given this, it was evidenced that the social network Instagram is a valid space for the development of new knowledge and skills that are pertinent in teaching practice, emphasizing the importance of training teachers prepared to explore in their classes the different resources of pedagogical support, especially social networks, as a valuable support and aggregator of experiences.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PAOLLA RIBEIRO LIMA.pdf800,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons