Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49580

Share on

Title: Ser migrante, tornar-se influencer : visibilidade, inspiração e estratégias de pertencimento da migração venezuelana no Brasil
Authors: LYRA, Julia Afonso
Keywords: Cultura da inspiração; Influenciadores digitais; Migrações transnacionais; Pertencimento; Visibilidade
Issue Date: 28-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: LYRA, Júlia Afonso. Ser migrante, tornar-se influencer: visibilidade, inspiração e estratégias de pertencimento da migração venezuelana no Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente pesquisa se situa na interface entre o campo comunicacional e os estudos migratórios e traz como objeto migrantes venezuelanos que atuam como aspirantes e micro influenciadores digitais no Brasil. Nesse sentido, o trabalho se propõe a compreender de que forma o tornar-se influencer se constitui como um meio de negociação de pertencimento para esses migrantes, pensando sobre a relação entre a midiatização das suas trajetórias de vida, experiências e intimidades e o desejo de pertencer e se inserir na sociedade receptora. Para alcançar nossos objetivos, incorporamos a abordagem teórico-metodológica da etnografia e assumimos as plataformas de redes sociais Youtube e Instagram como campos de pesquisa, alinhados à perspectiva de construir uma etnografia multisituada (MARCUS, 1995, 2012). Como principais resultados da dissertação, observamos que as experiências pessoais são compartilhadas não apenas para suprir demandas informacionais relacionadas ao projeto migratório, mas também para despertar o interesse e a curiosidade alheia e assim negociar reconhecimento no novo contexto. Em meio a essa busca por legitimação, o migrante incorpora a figura do sujeito resiliente capaz de superar as adversidades que lhe são impostas, fazendo uso de uma retórica inspiracional (CASAQUI, 2017, 2019, 2021) que viabiliza um reconhecimento de fundo meritocrático por parte dos brasileiros. Percebemos ainda que a construção da história pessoal como trajetória de superação é também o que permite ao influenciador ser visto como exemplo passível de ser reproduzido por seus seguidores estrangeiros, ávidos por referências que possam nortear as suas ações no novo universo cultural. Apesar da visibilidade e admiração conquistadas frente às audiências, verifica-se que há uma linha tênue entre hostilidade e hospitalidade, uma vez que o acolhimento do migrante venezuelano é condicionado à sua adequação às expectativas e anseios da sociedade anfitriã.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49580
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Julia Afonso Lyra.pdf3,73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons