Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49580

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorZANFORLIN, Sofia Cavalcanti-
dc.contributor.authorLYRA, Julia Afonso-
dc.date.accessioned2023-04-04T12:53:26Z-
dc.date.available2023-04-04T12:53:26Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationLYRA, Júlia Afonso. Ser migrante, tornar-se influencer: visibilidade, inspiração e estratégias de pertencimento da migração venezuelana no Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49580-
dc.description.abstractA presente pesquisa se situa na interface entre o campo comunicacional e os estudos migratórios e traz como objeto migrantes venezuelanos que atuam como aspirantes e micro influenciadores digitais no Brasil. Nesse sentido, o trabalho se propõe a compreender de que forma o tornar-se influencer se constitui como um meio de negociação de pertencimento para esses migrantes, pensando sobre a relação entre a midiatização das suas trajetórias de vida, experiências e intimidades e o desejo de pertencer e se inserir na sociedade receptora. Para alcançar nossos objetivos, incorporamos a abordagem teórico-metodológica da etnografia e assumimos as plataformas de redes sociais Youtube e Instagram como campos de pesquisa, alinhados à perspectiva de construir uma etnografia multisituada (MARCUS, 1995, 2012). Como principais resultados da dissertação, observamos que as experiências pessoais são compartilhadas não apenas para suprir demandas informacionais relacionadas ao projeto migratório, mas também para despertar o interesse e a curiosidade alheia e assim negociar reconhecimento no novo contexto. Em meio a essa busca por legitimação, o migrante incorpora a figura do sujeito resiliente capaz de superar as adversidades que lhe são impostas, fazendo uso de uma retórica inspiracional (CASAQUI, 2017, 2019, 2021) que viabiliza um reconhecimento de fundo meritocrático por parte dos brasileiros. Percebemos ainda que a construção da história pessoal como trajetória de superação é também o que permite ao influenciador ser visto como exemplo passível de ser reproduzido por seus seguidores estrangeiros, ávidos por referências que possam nortear as suas ações no novo universo cultural. Apesar da visibilidade e admiração conquistadas frente às audiências, verifica-se que há uma linha tênue entre hostilidade e hospitalidade, uma vez que o acolhimento do migrante venezuelano é condicionado à sua adequação às expectativas e anseios da sociedade anfitriã.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura da inspiraçãopt_BR
dc.subjectInfluenciadores digitaispt_BR
dc.subjectMigrações transnacionaispt_BR
dc.subjectPertencimentopt_BR
dc.subjectVisibilidadept_BR
dc.titleSer migrante, tornar-se influencer : visibilidade, inspiração e estratégias de pertencimento da migração venezuelana no Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1437450765004824pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3584727007106730pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research is located at the interface between the communicational field and migration studies and has as its object Venezuelan migrants who act as aspirants and micro digital influencers in Brazil. In this sense, the work proposes to understand how becoming an influencer constitutes a means of negotiating belonging for these migrants, thinking about the relation between the mediatization of their life trajectories, experiences and intimacies and the desire to belong and insert themselves in the receiving society. To achieve our goals, we incorporated the theoretical-methodological approach of ethnography and assumed the social networking platforms Youtube and Instagram as research fields, aligned with the perspective of building a multi-situated ethnography (MARCUS, 1995, 2012). As the main results of the dissertation, we observed that personal experiences are shared not only to supply informational demands related to the migration project, but also to arouse the interest and curiosity of others and thus negotiate recognition in the new context. In the midst of this search for legitimacy, the migrant incorporates the figure of the resilient subject capable of overcoming the adversities that are imposed on him, making use of an inspirational rhetoric (CASAQUI, 2017, 2019, 2021) that enables a meritocratic recognition on the part of Brazilians. We also noticed that the construction of personal history as a trajectory of overcoming obstacles is also what allows the influencer to be seen as an example that can be reproduced by his foreign followers, eager for references that can guide their actions in the new cultural universe. Despite the visibility and admiration gained from the audience, it appears that there is a fine line between hostility and hospitality, since the reception of the Venezuelan migrant is conditioned to its adequacy to the expectations and desires of the host society.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Julia Afonso Lyra.pdf3,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons