Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49563

Compartilhe esta página

Título: Influências das normas sociais e dos estereótipos de gênero : caminhando por entre as trajetórias formativas e profissionais de pesquisadoras de destaque no Brasil
Autor(es): BARROS, Aparecida da Silva Xavier
Palavras-chave: Normas sociais; Estereótipos de gênero; Bolsas de produtividade; Pesquisadoras PQ 1A
Data do documento: 17-Mar-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARROS, Aparecida da Silva Xavier. Influências das normas sociais e dos estereótipos de gênero: caminhando por entre as trajetórias formativas e profissionais de pesquisadoras de destaque no Brasil. 2023. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O objetivo geral desta tese foi analisar as influências das normas sociais e dos estereótipos de gênero nas trajetórias formativas e profissionais de bolsistas PQ 1A das áreas de matemática, física e química. Para isso, conduzimos uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratório e descritiva. A primeira etapa contemplou uma revisão da literatura, complementada pela análise documental; e a segunda etapa foi focada na realização de uma pesquisa narrativa, cujos resultados foram organizados no formato de textos de campo, a partir dos quais apresentamos as quatro participantes do estudo e interpretamos suas entrevistas, apresentadas no formato de crônicas. Em continuidade, elaboramos os textos de pesquisa através de um processo de interpretação e análise que equilibrou os dados produzidos por meio das entrevistas, as nossas experiências pessoais e profissionais e, ainda, o que trouxe a literatura consultada. Os achados da tese apontam que as entrevistadas não assimilaram percepções estereotipadas sobre profissões e gênero e que diferentes fatores observados nos âmbitos individual, familiar, escolar e social influenciaram suas escolhas das áreas de formação acadêmica, incluindo a identificação com a área escolhida, a influência da família e de professores. Com relação ao cotidiano de trabalho, verificamos que as discriminações de gênero e a imposição e reforço de papéis de gênero se constituíram como importantes influências das normas sociais e dos estereótipos de gênero.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49563
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Aparecida da Silva Xavier Barros.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons