Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49563
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALVES, Thelma Panerai | - |
dc.contributor.author | BARROS, Aparecida da Silva Xavier | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-03T13:16:21Z | - |
dc.date.available | 2023-04-03T13:16:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Aparecida da Silva Xavier. Influências das normas sociais e dos estereótipos de gênero: caminhando por entre as trajetórias formativas e profissionais de pesquisadoras de destaque no Brasil. 2023. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49563 | - |
dc.description.abstract | O objetivo geral desta tese foi analisar as influências das normas sociais e dos estereótipos de gênero nas trajetórias formativas e profissionais de bolsistas PQ 1A das áreas de matemática, física e química. Para isso, conduzimos uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratório e descritiva. A primeira etapa contemplou uma revisão da literatura, complementada pela análise documental; e a segunda etapa foi focada na realização de uma pesquisa narrativa, cujos resultados foram organizados no formato de textos de campo, a partir dos quais apresentamos as quatro participantes do estudo e interpretamos suas entrevistas, apresentadas no formato de crônicas. Em continuidade, elaboramos os textos de pesquisa através de um processo de interpretação e análise que equilibrou os dados produzidos por meio das entrevistas, as nossas experiências pessoais e profissionais e, ainda, o que trouxe a literatura consultada. Os achados da tese apontam que as entrevistadas não assimilaram percepções estereotipadas sobre profissões e gênero e que diferentes fatores observados nos âmbitos individual, familiar, escolar e social influenciaram suas escolhas das áreas de formação acadêmica, incluindo a identificação com a área escolhida, a influência da família e de professores. Com relação ao cotidiano de trabalho, verificamos que as discriminações de gênero e a imposição e reforço de papéis de gênero se constituíram como importantes influências das normas sociais e dos estereótipos de gênero. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Normas sociais | pt_BR |
dc.subject | Estereótipos de gênero | pt_BR |
dc.subject | Bolsas de produtividade | pt_BR |
dc.subject | Pesquisadoras PQ 1A | pt_BR |
dc.title | Influências das normas sociais e dos estereótipos de gênero : caminhando por entre as trajetórias formativas e profissionais de pesquisadoras de destaque no Brasil | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3662821147642329 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6586913716031145 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The main objective of this thesis was to analyze influences of social norms and gender stereotypes on the formative and professional trajectories of PQ 1A fellows in the areas of mathematics, physics and chemistry. To this end, we conducted a qualitative exploratory-descriptive research. The first stage included a literature review, complemented by document analysis; and the second stage focused on conducting narrative research, and the second stage focused on conducting a narrative research, whose results we organized in the format of field texts, from which we presented the four participants of the study and interpreted their interviews, organized in the format of chronicles. In continuity, we bring the research texts, which we produced through a process of interpretation and analysis that balanced the data produced through the narrative interviews, our personal and professional experiences, and what the consulted literature brought. The findings of the thesis indicate that the interviewees did not assimilate stereotyped perceptions about professions and gender and that different factors observed at the individual, family, school, and social levels influenced their choice of areas of academic training, including identification with the chosen area, the influence of family and teachers. With regard to daily work life, we found that gender discrimination and the imposition and reinforcement of gender roles were important influences of social norms and gender stereotypes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Aparecida da Silva Xavier Barros.pdf | 2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons