Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49563
Share on
Title: | Influências das normas sociais e dos estereótipos de gênero : caminhando por entre as trajetórias formativas e profissionais de pesquisadoras de destaque no Brasil |
Authors: | BARROS, Aparecida da Silva Xavier |
Keywords: | Normas sociais; Estereótipos de gênero; Bolsas de produtividade; Pesquisadoras PQ 1A |
Issue Date: | 17-Mar-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | BARROS, Aparecida da Silva Xavier. Influências das normas sociais e dos estereótipos de gênero: caminhando por entre as trajetórias formativas e profissionais de pesquisadoras de destaque no Brasil. 2023. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O objetivo geral desta tese foi analisar as influências das normas sociais e dos estereótipos de gênero nas trajetórias formativas e profissionais de bolsistas PQ 1A das áreas de matemática, física e química. Para isso, conduzimos uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratório e descritiva. A primeira etapa contemplou uma revisão da literatura, complementada pela análise documental; e a segunda etapa foi focada na realização de uma pesquisa narrativa, cujos resultados foram organizados no formato de textos de campo, a partir dos quais apresentamos as quatro participantes do estudo e interpretamos suas entrevistas, apresentadas no formato de crônicas. Em continuidade, elaboramos os textos de pesquisa através de um processo de interpretação e análise que equilibrou os dados produzidos por meio das entrevistas, as nossas experiências pessoais e profissionais e, ainda, o que trouxe a literatura consultada. Os achados da tese apontam que as entrevistadas não assimilaram percepções estereotipadas sobre profissões e gênero e que diferentes fatores observados nos âmbitos individual, familiar, escolar e social influenciaram suas escolhas das áreas de formação acadêmica, incluindo a identificação com a área escolhida, a influência da família e de professores. Com relação ao cotidiano de trabalho, verificamos que as discriminações de gênero e a imposição e reforço de papéis de gênero se constituíram como importantes influências das normas sociais e dos estereótipos de gênero. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49563 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE Aparecida da Silva Xavier Barros.pdf | 2 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License