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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49256

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Título: Dificuldades e desafios do ensino do conteúdo lutas na educação física escolar
Autor(es): SILVA, Caio Fernando Pastichi da
Palavras-chave: Educação Física Escolar; Lutas; Dificuldades
Data do documento: 19-Out-2022
Citação: SILVA, Caio Fernando Pastichi da. Dificuldades e desafios do ensino do conteúdo lutas na educação física escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O presente estudo faz uma análise de artigos realizados a partir de entrevistas com professores de educação física e especialistas em lutas, com o objetivo de analisar quais são as dificuldades e os desafios mais relatados a respeito do conteúdo das lutas na educação física escolar. Este estudo se define como uma pesquisa qualitativa, onde foi realizada uma revisão sistemática. A coleta de dados foi feita através de uma pesquisa de estudos que abordassem o tema determinado, de acordo com os critérios pré-estabelecidos, onde foram selecionadas 14 revistas com extratos de A2 até B4, sendo elas: Revista de Educação Física, Movimento, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Revista da Educação física, Pensar a Prática, Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Arquivos em Movimento, Atividade Física, Lazer & Qualidade de Vida: Revista de Educação Física, Conexões, Educação Física em Revista, Motrivivência e Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Os resultados mostraram que dentre das 14 revistas, somente 09 artigos foram encontrados, a partir de uma análise destes artigos, foi observado dificuldades e desafios relatados pelos professores e especialistas, são elas: falta de conhecimento/instrução para lecionar o tema, falta de condições estruturais e materiais, incitação a violência, deficiência na formação profissional, falta de planejamento, ausência de especialistas para auxílio, participação dos alunos nas aulas, não ser praticante de lutas, falta de interesse para abordar a temática, etc. Dito isto, é necessário que os professores se adaptem e criem estratégias diante das dificuldades, para que seja possível promover aulas do conteúdo de lutas na educação física escolar, e que também ocorra uma revisão do currículo das IES-Instituição de ensino superior, para que os professores saiam da graduação prontos para ensinar qualquer conteúdo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49256
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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