Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49256

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Daniel da Rocha-
dc.contributor.authorSILVA, Caio Fernando Pastichi da-
dc.date.accessioned2023-03-02T14:43:35Z-
dc.date.available2023-03-02T14:43:35Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.date.submitted2023-03-02-
dc.identifier.citationSILVA, Caio Fernando Pastichi da. Dificuldades e desafios do ensino do conteúdo lutas na educação física escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49256-
dc.description.abstractO presente estudo faz uma análise de artigos realizados a partir de entrevistas com professores de educação física e especialistas em lutas, com o objetivo de analisar quais são as dificuldades e os desafios mais relatados a respeito do conteúdo das lutas na educação física escolar. Este estudo se define como uma pesquisa qualitativa, onde foi realizada uma revisão sistemática. A coleta de dados foi feita através de uma pesquisa de estudos que abordassem o tema determinado, de acordo com os critérios pré-estabelecidos, onde foram selecionadas 14 revistas com extratos de A2 até B4, sendo elas: Revista de Educação Física, Movimento, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Revista da Educação física, Pensar a Prática, Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Arquivos em Movimento, Atividade Física, Lazer & Qualidade de Vida: Revista de Educação Física, Conexões, Educação Física em Revista, Motrivivência e Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Os resultados mostraram que dentre das 14 revistas, somente 09 artigos foram encontrados, a partir de uma análise destes artigos, foi observado dificuldades e desafios relatados pelos professores e especialistas, são elas: falta de conhecimento/instrução para lecionar o tema, falta de condições estruturais e materiais, incitação a violência, deficiência na formação profissional, falta de planejamento, ausência de especialistas para auxílio, participação dos alunos nas aulas, não ser praticante de lutas, falta de interesse para abordar a temática, etc. Dito isto, é necessário que os professores se adaptem e criem estratégias diante das dificuldades, para que seja possível promover aulas do conteúdo de lutas na educação física escolar, e que também ocorra uma revisão do currículo das IES-Instituição de ensino superior, para que os professores saiam da graduação prontos para ensinar qualquer conteúdo.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectLutaspt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.titleDificuldades e desafios do ensino do conteúdo lutas na educação física escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7584817852013548pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5673831264022461pt_BR
dc.description.abstractxThe present study analyzes articles made from interviews with teachers and physical education specialists, with the objective of analyzing what are the most reported difficulties and challenges regarding the content of struggles in school physical education. This study is defined as a qualitative research, where a systematic review was carried out. Data collection was carried out through a survey of studies that addressed the given topic, according to the pre-established criteria, where 14 magazines were selected with extracts from A2 to B4, namely: Revista de Educação Física, Movimento, Revista Brazilian Journal of Sport Sciences, Brazilian Journal of Physical Education and Sport, Journal of Physical Education, Pensar a Prática, Brazilian Journal of Physical Activity and Health, Brazilian Journal of Science and Movement, Archives in Motion, Physical Activity, Leisure & Quality of Life : Physical Education Magazine, Connections, Physical Education in Magazine, Motrivivência and Mackenzie Magazine of Physical Education and Sport. The results showed that among the 14 journals, only 09 articles were found, from an analysis of these articles, difficulties and challenges reported by teachers and specialists were observed, they are: lack of knowledge / instruction to teach the subject, lack of conditions structural and material structures, incitement to violence, deficiency in professional training, lack of planning, absence of specialists to help, student participation in classes, not being a practitioner of struggles, lack of interest in approaching the theme, etc. That said, it is necessary for teachers to adapt and create strategies in the face of difficulties, so that it is possible to promote classes on the content of struggles in school physical education, and that a review of the curriculum of the HEIs -Higher Education Institutions also occur, so that the teachers leave graduation ready to teach any content.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC- Caio Fernando Pastichi Da Silva.docx.pdf492,43 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons