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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49201
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Título: | JOGOS DE REGRAS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
Autor(es): | SANTOS, Halison da Silva |
Palavras-chave: | Resolução de problemas; Jogos de regras; Ensino de matemática; Aprendizagem criativa |
Data do documento: | 27-Dez-2022 |
Citação: | SANTOS, Halison da Silva. Jogos de regras e a resolução de problemas no ensino-aprendizagem de matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | É possível ver a Resolução de Problemas como uma metodologia de ensino que busca a autonomia do estudante em relação a sua aprendizagem, de modo que este é o centro do processo de ensino-aprendizagem, enquanto o professor é o mediador. Os jogos de regras permitem condições que podem gerar ideias aplicáveis em diferentes contextos, como na matemática, por exemplo, tornando possível a aprendizagem a partir do posicionamento ativo do educando ou a revisão de conteúdo a partir da resolução de problemas. Tal ferramenta faz com que o problema não seja visto como sinônimo de aversão, mas sim apresenta-se como algo interessante e desafiador, de modo a gerar a autonomia. Sendo assim, o trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades do uso de Jogos de Regras para o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático e sua relação com o processo de resolução de problemas em um ambiente lúdico pontuado por regras ligados a conteúdo do 9º ano do ensino fundamental. Apresentando uma abordagem qualitativa, o trabalho também se apresenta com um caráter crítico descritivo. Essa pesquisa foi feita a partir de uma análise bibliográfica do livro “O Grande Livro de Jogos” Allué (1998), tomando como base teórica as quatro fases da resolução de um problema descrito por Pólya em 1978, apresentados da seguinte forma: I- Compreensão do problema, II-Estabelecimento de estratégia para a resolução, III-Aplicação da estratégia e, por fim, IV- Retrospecto. Os jogos analisados foram selecionados 1 (um) de cada categoria descrita pelo livro. foi possível compreender que os jogos de regras são uma possibilidade bastante interessante nesse processo de resolução de problemas, uma vez que desde sua compreensão sobre o que é o jogo, seus objetos e suas regras até a aplicação da estratégia de resolver a situação exposta na jogada e a análise do que foi feito, há uma ligação direta com a resolução de problemas matemáticos, levando o discente a entender o passo a passo até o êxito, sendo mais crítico e criativo e desenvolvendo habilidades importantes relacionadas à disciplina em questão e também em seu âmbito social. É importante haver pesquisas que analisem a crescente ou decrescente quantidade de materiais produzidas ano a ano sobre jogos e o ensino da matemática, bem como o interesse na busca por esses materiais, para que se analise essas tendências ano a ano. |
Descrição: | 9.0 |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49201 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) |
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