Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49201
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CASTRO, Airton Temistoclenes Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Halison da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-27T13:26:40Z | - |
dc.date.available | 2023-02-27T13:26:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-23 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Halison da Silva. Jogos de regras e a resolução de problemas no ensino-aprendizagem de matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49201 | - |
dc.description | 9.0 | pt_BR |
dc.description.abstract | É possível ver a Resolução de Problemas como uma metodologia de ensino que busca a autonomia do estudante em relação a sua aprendizagem, de modo que este é o centro do processo de ensino-aprendizagem, enquanto o professor é o mediador. Os jogos de regras permitem condições que podem gerar ideias aplicáveis em diferentes contextos, como na matemática, por exemplo, tornando possível a aprendizagem a partir do posicionamento ativo do educando ou a revisão de conteúdo a partir da resolução de problemas. Tal ferramenta faz com que o problema não seja visto como sinônimo de aversão, mas sim apresenta-se como algo interessante e desafiador, de modo a gerar a autonomia. Sendo assim, o trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades do uso de Jogos de Regras para o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático e sua relação com o processo de resolução de problemas em um ambiente lúdico pontuado por regras ligados a conteúdo do 9º ano do ensino fundamental. Apresentando uma abordagem qualitativa, o trabalho também se apresenta com um caráter crítico descritivo. Essa pesquisa foi feita a partir de uma análise bibliográfica do livro “O Grande Livro de Jogos” Allué (1998), tomando como base teórica as quatro fases da resolução de um problema descrito por Pólya em 1978, apresentados da seguinte forma: I- Compreensão do problema, II-Estabelecimento de estratégia para a resolução, III-Aplicação da estratégia e, por fim, IV- Retrospecto. Os jogos analisados foram selecionados 1 (um) de cada categoria descrita pelo livro. foi possível compreender que os jogos de regras são uma possibilidade bastante interessante nesse processo de resolução de problemas, uma vez que desde sua compreensão sobre o que é o jogo, seus objetos e suas regras até a aplicação da estratégia de resolver a situação exposta na jogada e a análise do que foi feito, há uma ligação direta com a resolução de problemas matemáticos, levando o discente a entender o passo a passo até o êxito, sendo mais crítico e criativo e desenvolvendo habilidades importantes relacionadas à disciplina em questão e também em seu âmbito social. É importante haver pesquisas que analisem a crescente ou decrescente quantidade de materiais produzidas ano a ano sobre jogos e o ensino da matemática, bem como o interesse na busca por esses materiais, para que se analise essas tendências ano a ano. | pt_BR |
dc.format.extent | 62 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Jogos de regras | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem criativa | pt_BR |
dc.title | JOGOS DE REGRAS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | AMARAL, Elias Vinícius Ferreira do | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/3372345764470474 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1615361219032941 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Problem Solving can be seen as a teaching methodology that seeks student autonomy in relation to their learning, so that this is the center of the teaching-learning process, while the teacher is the mediator. Rule games allow conditions that can generate ideas that can be applied in different contexts, such as mathematics, for example, making learning possible based on the student's active positioning or content review based on problem solving. Such a tool means that the problem is not seen as synonymous with aversion, but presents itself as something interesting and challenging, in order to generate autonomy. Therefore, the objective of this work was to analyze the possibilities of using Rule Games for the development of logical-mathematical thinking and its relationship with the problem-solving process in a playful environment punctuated by rules linked to the content of the 9th year of teaching. fundamental. Presenting a qualitative approach, the work also presents itself with a descriptive critical character. This research was carried out based on a bibliographical analysis of the book “O Grande Livro de Jogos” Allué (1998), taking as a theoretical basis the four phases of solving a problem described by Pólya in 1978, presented as follows: I- Understanding of the problem, II-Establishment of strategy for the resolution, III-Application of the strategy and, finally, IV- Retrospect. The analyzed games were selected 1 (one) from each category described by the book. it was possible to understand that rule games are a very interesting possibility in this problem solving process, since from its understanding of what the game is, its objects and its rules to the application of the strategy to solve the situation exposed in the play and the analysis of what was done, there is a direct connection with the resolution of mathematical problems, leading the student to understand the step by step to success, being more critical and creative and developing important skills related to the discipline in question and also in their social scope. It is important to have research that analyzes the increasing or decreasing amount of materials produced year after year about games and mathematics teaching, as well as the interest in the search for these materials, in order to analyze these trends year after year. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemática | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8011986368744447 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Halison da Silva Santos.pdf | 765,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons