Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49196

Share on

Title: A importância da educação física escolar no desenvolvimento da psicomotricidade em crianças da educação infantil
Authors: MEDEIROS, Luís Henrique Bastos
Keywords: Educação física para crianças; Destreza motora; Educação Infantil
Issue Date: 4-May-2022
Abstract: Os professores de Educação Física juntamente com suas aulas possuem grande influência no desenvolvimento psicomotor em alunos na educação infantil, entretanto algumas instituições optam pelo professor polivalente para ministrar as aulas dessa disciplina para as crianças da educação infantil. Neste sentido este trabalho teve como objetivo analisar como a ausência das aulas de Educação Física, ministrada por professores de Educação Física, na Educação Infantil pode comprometer o desenvolvimento psicomotor das crianças. O desenvolvimento desse trabalho foi realizado com estudos já realizados, através de uma revisão bibliográfica a partir de pesquisa em livros didáticos e publicações de artigos científicos nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo, Pubmed, Portal de Periódicos da CAPES e Lilacs, escritos em português, durante o período de 1982 a 2022. Os principais descritores do assunto a serem utilizados nessa pesquisa foram: Psicomotricidade, Desenvolvimento Motor, Professor, Educação Física, Educação Infantil. O professor de Educação Física e suas aulas serão importantes para o desenvolvimento psicomotor de alunos da educação infantil, melhorando os aspectos afetivos, cognitivos e motores dos mesmos. A ausência desse profissional qualificado nessa etapa da educação provoca atrasos motores nas crianças que não possuem prática regular de atividades físicas ministradas por um professor especializado na área.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49196
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Medeiros, Luís Henrique Bastos.pdf338,25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons