Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49196

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Luís Henrique Bastos-
dc.date.accessioned2023-02-27T12:39:30Z-
dc.date.available2023-02-27T12:39:30Z-
dc.date.issued2022-05-04-
dc.date.submitted2023-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49196-
dc.description.abstractOs professores de Educação Física juntamente com suas aulas possuem grande influência no desenvolvimento psicomotor em alunos na educação infantil, entretanto algumas instituições optam pelo professor polivalente para ministrar as aulas dessa disciplina para as crianças da educação infantil. Neste sentido este trabalho teve como objetivo analisar como a ausência das aulas de Educação Física, ministrada por professores de Educação Física, na Educação Infantil pode comprometer o desenvolvimento psicomotor das crianças. O desenvolvimento desse trabalho foi realizado com estudos já realizados, através de uma revisão bibliográfica a partir de pesquisa em livros didáticos e publicações de artigos científicos nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo, Pubmed, Portal de Periódicos da CAPES e Lilacs, escritos em português, durante o período de 1982 a 2022. Os principais descritores do assunto a serem utilizados nessa pesquisa foram: Psicomotricidade, Desenvolvimento Motor, Professor, Educação Física, Educação Infantil. O professor de Educação Física e suas aulas serão importantes para o desenvolvimento psicomotor de alunos da educação infantil, melhorando os aspectos afetivos, cognitivos e motores dos mesmos. A ausência desse profissional qualificado nessa etapa da educação provoca atrasos motores nas crianças que não possuem prática regular de atividades físicas ministradas por um professor especializado na área.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectDestreza motorapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleA importância da educação física escolar no desenvolvimento da psicomotricidade em crianças da educação infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxThe Physical Education teachers, along with their classes, have a great influence on the psychomotor development of students in early childhood education, however some institutions choose the multipurpose teacher to teach classes in this discipline for children in early childhood education. In this sense, this work aimed to analyze how the absence of Physical Education classes, taught by Physical Education teachers, in Early Childhood Education can compromise the psychomotor development of children. The development of this work was carried out with studies already carried out, through a bibliographic review from research in textbooks and publications of scientific articles in the Google Scholar, Scielo, Pubmed, CAPES Periodical Portal and Lilacs databases, written in portuguese, during the period from 1982 to 2022. The main descriptors of the subject to be used in this research were: Psychomotricity, Motor Development, Teacher, Physical Education, Early Childhood Education. The Physical Education teacher and his classes will be important for the psychomotor development of early childhood students, improving their affective, cognitive and motor aspects. The absence of this qualified professional at this stage of education causes motor delays in children who do not have regular practice of physical activities taught by a specialized teacher in the areapt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Medeiros, Luís Henrique Bastos.pdf338,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons