Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49195

Share on

Title: Utilização do método dos jogos condicionados nas aulas de educação física escolar: uma revisão narrativa
Authors: SILVA, Kleber Miguel Marques da
Keywords: Educação física para crianças; Jogos condicionados
Issue Date: 4-May-2022
Abstract: Os jogos condicionados são um método de ensino que partem dos jogos esportivos coletivos e proporcionam o desenvolvimento da autonomia do aluno. O ensino do deporto coletivo no ambiente escolar deve ser feito de maneira que as competências educacionais sejam alcançadas. Por isso, o objetivo deste estudo foi Investigar o que aponta a literatura especializada sobre a utilização do método de jogos condicionados no ensino dos jogos esportivos coletivos nas aulas de educação física escolar. A pesquisa foi feita por meio de uma revisão narrativa da literatura onde foram utilizados artigos científicos originais e de revisão entre os anos de 2012 e 2022. Obtidos através de pesquisa em alguns bancos de dados eletrônicos e de acesso livre: PUBMED, SCIELO, BIREME, LILACS. Os resultados encontrados apontam a importância do conhecimento e da utilização desse método de ensino contemporâneo dentro do ambiente escolar. Diante do exposto, percebe-se que a utilização dos jogos condicionados dentro das aulas de educação física se faz importante por romper com os métodos tradicionais de ensino, proporcionando ao aluno a oportunidade de poder vivenciar, compreender e refletir sobre o esporte coletivo que está sendo ensinado, tornando-se capaz de buscar desenvolver suas habilidades motoras e intelectuais alcançando as competências educacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49195
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silva, Kleber Miguel Marques da..pdf298,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons