Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49195
Share on
Title: | Utilização do método dos jogos condicionados nas aulas de educação física escolar: uma revisão narrativa |
Authors: | SILVA, Kleber Miguel Marques da |
Keywords: | Educação física para crianças; Jogos condicionados |
Issue Date: | 4-May-2022 |
Abstract: | Os jogos condicionados são um método de ensino que partem dos jogos esportivos coletivos e proporcionam o desenvolvimento da autonomia do aluno. O ensino do deporto coletivo no ambiente escolar deve ser feito de maneira que as competências educacionais sejam alcançadas. Por isso, o objetivo deste estudo foi Investigar o que aponta a literatura especializada sobre a utilização do método de jogos condicionados no ensino dos jogos esportivos coletivos nas aulas de educação física escolar. A pesquisa foi feita por meio de uma revisão narrativa da literatura onde foram utilizados artigos científicos originais e de revisão entre os anos de 2012 e 2022. Obtidos através de pesquisa em alguns bancos de dados eletrônicos e de acesso livre: PUBMED, SCIELO, BIREME, LILACS. Os resultados encontrados apontam a importância do conhecimento e da utilização desse método de ensino contemporâneo dentro do ambiente escolar. Diante do exposto, percebe-se que a utilização dos jogos condicionados dentro das aulas de educação física se faz importante por romper com os métodos tradicionais de ensino, proporcionando ao aluno a oportunidade de poder vivenciar, compreender e refletir sobre o esporte coletivo que está sendo ensinado, tornando-se capaz de buscar desenvolver suas habilidades motoras e intelectuais alcançando as competências educacionais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49195 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Silva, Kleber Miguel Marques da..pdf | 298,48 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License