Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49195

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEÃO, Iberê Caldas Souza-
dc.contributor.authorSILVA, Kleber Miguel Marques da-
dc.date.accessioned2023-02-27T12:39:15Z-
dc.date.available2023-02-27T12:39:15Z-
dc.date.issued2022-05-04-
dc.date.submitted2023-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49195-
dc.description.abstractOs jogos condicionados são um método de ensino que partem dos jogos esportivos coletivos e proporcionam o desenvolvimento da autonomia do aluno. O ensino do deporto coletivo no ambiente escolar deve ser feito de maneira que as competências educacionais sejam alcançadas. Por isso, o objetivo deste estudo foi Investigar o que aponta a literatura especializada sobre a utilização do método de jogos condicionados no ensino dos jogos esportivos coletivos nas aulas de educação física escolar. A pesquisa foi feita por meio de uma revisão narrativa da literatura onde foram utilizados artigos científicos originais e de revisão entre os anos de 2012 e 2022. Obtidos através de pesquisa em alguns bancos de dados eletrônicos e de acesso livre: PUBMED, SCIELO, BIREME, LILACS. Os resultados encontrados apontam a importância do conhecimento e da utilização desse método de ensino contemporâneo dentro do ambiente escolar. Diante do exposto, percebe-se que a utilização dos jogos condicionados dentro das aulas de educação física se faz importante por romper com os métodos tradicionais de ensino, proporcionando ao aluno a oportunidade de poder vivenciar, compreender e refletir sobre o esporte coletivo que está sendo ensinado, tornando-se capaz de buscar desenvolver suas habilidades motoras e intelectuais alcançando as competências educacionais.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectJogos condicionadospt_BR
dc.titleUtilização do método dos jogos condicionados nas aulas de educação física escolar: uma revisão narrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFILHO, Edil de Albuquerque Rodrigues-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751710J2pt_BR
dc.description.abstractxThe Conditioned games are a teaching method that starts from collective sports games and provides the development of student autonomy. The teaching of collective sport in the school environment must be done in a way that educational competences are achieved. Therefore, the objective of this study was to investigate what the specialized literature points out about the use of the conditioned games method in the teaching of collective sports games in school physical education classes. The research was carried out through a narrative review of the literature using original and review scientific articles between the years 2012 and 2022. Obtained through research in some electronic and open access databases: PUBMED, SCIELO, BIREME, LILACS The results found point to the importance of knowledge and use of this contemporary teaching method within the school environment. Given the above, it is clear that the use of conditioned games within physical education classes is important for breaking with traditional teaching methods, providing the student with the opportunity to experience, understand and reflect on the collective sport that is being taught, becoming able to seek to develop their motor and intellectual skills reaching educational skills.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Kleber Miguel Marques da..pdf298,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons