Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49144
Compartilhe esta página
Título: | Autismo e inclusão Escolar : estudo sobre os desafios no processo de aprendizagem do ensino da geografia |
Autor(es): | SILVA, Karen Eduarda Carvalho da |
Palavras-chave: | TEA; ensino de geografia; educação inclusiva; ensino-aprendizagem |
Data do documento: | 4-Nov-2022 |
Citação: | SILVA, Karen Eduarda Carvalho da. Autismo e Inclusão Escolar : estudo sobre os desafios no processo de aprendizagem do ensino da geografia.2023. Trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Geografia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022 |
Abstract: | O referido trabalho tem como tema a inclusão no ensino de Geografia para alunos com o Transtorno do Espectro Autista. O processo de inclusão escolar requer inúmeras mudanças que vão desde os planos teórico e prático, até o ideológico. Essa questão nos faz refletir sobre uma geografia inclusiva, em que é possível pensar na formação cidadã capaz de promover espaços igualitários. Considerando essa perspectiva, este trabalho teve como objetivo investigar qual o papel do professor no processo de inclusão de um estudante com TEA na disciplina de Geografia que está matriculado na rede pública de ensino. Para realização, foi feito um levantamento bibliográfico a partir de estudos da temática elaborados por Cunha (2016), Praça (2011), Hans Asperger (1944), entre outros autores, além de observações das práticas pedagógicas em uma escola e entrevistas semiestruturadas com a coordenadora pedagógica e com a professora da turma de quinto ano de uma escola da rede municipal de ensino fundamental que atende alunos com TEA, localizada no município de Jaboatão dos Guararapes - PE no bairro de Candeias. Constatou-se como resultado das análises que os professores utilizam de metodologias ativas, criação de projetos para promover a inclusão e a abordagem concreta de temas da Geografia em seu processo de ensino-aprendizagem. Durante a investigação foi identificado também as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação em oferecer recursos pedagógicos inclusivos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49144 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho de conclusao de curso- licenciatura em geografia.pdf | 645,77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons