Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49144

Compartilhe esta página

Título: Autismo e inclusão Escolar : estudo sobre os desafios no processo de aprendizagem do ensino da geografia
Autor(es): SILVA, Karen Eduarda Carvalho da
Palavras-chave: TEA; ensino de geografia; educação inclusiva; ensino-aprendizagem
Data do documento: 4-Nov-2022
Citação: SILVA, Karen Eduarda Carvalho da. Autismo e Inclusão Escolar : estudo sobre os desafios no processo de aprendizagem do ensino da geografia.2023. Trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Geografia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022
Abstract: O referido trabalho tem como tema a inclusão no ensino de Geografia para alunos com o Transtorno do Espectro Autista. O processo de inclusão escolar requer inúmeras mudanças que vão desde os planos teórico e prático, até o ideológico. Essa questão nos faz refletir sobre uma geografia inclusiva, em que é possível pensar na formação cidadã capaz de promover espaços igualitários. Considerando essa perspectiva, este trabalho teve como objetivo investigar qual o papel do professor no processo de inclusão de um estudante com TEA na disciplina de Geografia que está matriculado na rede pública de ensino. Para realização, foi feito um levantamento bibliográfico a partir de estudos da temática elaborados por Cunha (2016), Praça (2011), Hans Asperger (1944), entre outros autores, além de observações das práticas pedagógicas em uma escola e entrevistas semiestruturadas com a coordenadora pedagógica e com a professora da turma de quinto ano de uma escola da rede municipal de ensino fundamental que atende alunos com TEA, localizada no município de Jaboatão dos Guararapes - PE no bairro de Candeias. Constatou-se como resultado das análises que os professores utilizam de metodologias ativas, criação de projetos para promover a inclusão e a abordagem concreta de temas da Geografia em seu processo de ensino-aprendizagem. Durante a investigação foi identificado também as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação em oferecer recursos pedagógicos inclusivos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49144
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de conclusao de curso- licenciatura em geografia.pdf645,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons