Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49144
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro | - |
dc.contributor.author | SILVA, Karen Eduarda Carvalho da | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-16T14:07:55Z | - |
dc.date.available | 2023-02-16T14:07:55Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Karen Eduarda Carvalho da. Autismo e Inclusão Escolar : estudo sobre os desafios no processo de aprendizagem do ensino da geografia.2023. Trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Geografia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49144 | - |
dc.description.abstract | O referido trabalho tem como tema a inclusão no ensino de Geografia para alunos com o Transtorno do Espectro Autista. O processo de inclusão escolar requer inúmeras mudanças que vão desde os planos teórico e prático, até o ideológico. Essa questão nos faz refletir sobre uma geografia inclusiva, em que é possível pensar na formação cidadã capaz de promover espaços igualitários. Considerando essa perspectiva, este trabalho teve como objetivo investigar qual o papel do professor no processo de inclusão de um estudante com TEA na disciplina de Geografia que está matriculado na rede pública de ensino. Para realização, foi feito um levantamento bibliográfico a partir de estudos da temática elaborados por Cunha (2016), Praça (2011), Hans Asperger (1944), entre outros autores, além de observações das práticas pedagógicas em uma escola e entrevistas semiestruturadas com a coordenadora pedagógica e com a professora da turma de quinto ano de uma escola da rede municipal de ensino fundamental que atende alunos com TEA, localizada no município de Jaboatão dos Guararapes - PE no bairro de Candeias. Constatou-se como resultado das análises que os professores utilizam de metodologias ativas, criação de projetos para promover a inclusão e a abordagem concreta de temas da Geografia em seu processo de ensino-aprendizagem. Durante a investigação foi identificado também as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação em oferecer recursos pedagógicos inclusivos. | pt_BR |
dc.format.extent | 36p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TEA | pt_BR |
dc.subject | ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Autismo e inclusão Escolar : estudo sobre os desafios no processo de aprendizagem do ensino da geografia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1491417564448493 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8184241806018173 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work has as its theme the inclusion in the teaching of Geography for students with Autistic Spectrum Disorder. The process of school inclusion requires numerous changes ranging from the theoretical and practical plans, to the ideological. This issue makes us reflect on an inclusive geography, in which it is possible to think about citizen training capable of promoting egalitarian spaces. Considering this perspective, this work aimed to investigate the role of the teacher in the process of including a student with ASD in the Geography discipline who is enrolled in the public school system. To accomplish this, a bibliographical survey was carried out based on studies of the theme prepared by Cunha (2016), Praça (2011), Hans Asperger (1944), among other authors, in addition to observations of pedagogical practices in a school and semi-structured interviews with the pedagogical coordinator and the teacher of the fifth grade class of a municipal elementary school that serves students with ASD, located in the municipality of Jaboatão dos Guararapes - PE in the neighborhood of Candeias. It was found, as a result of the analysis that teachers use active methodologies, the creation of projects to promote inclusion and concrete approach to Geography themes in their teaching-learning process. During the investigation, the difficulties faced by education professionals in offering inclusive pedagogical resources were also identified. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho de conclusao de curso- licenciatura em geografia.pdf | 645,77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons