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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49113
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Título: | Relato de experiência - Projeto CoREscoLA: trabalho pedagógico na educação física escolar a partir de referenciais críticos e fortalecimento do ensino básico |
Autor(es): | MELO, Alisson Custódio de |
Palavras-chave: | Educação física para crianças; Ensino fundamental e médio; Escolas públicas |
Data do documento: | 18-Mai-2022 |
Abstract: | O presente trabalho está entre os que tratam de observar e discutir coletivamente a realidade da Educação Física na escola. Nas escolas, pouco se pesquisa e, devido a isto, seguindo um paradigma tradicional de ensino, apenas os aspectos motores e biológicos da área são priorizados, sendo desconsiderados seus referenciais sóciohistóricos. Para superar este quadro, é proposto o desenvolvimento de trabalho pedagógico na Educação Física a partir de uma Pesquisa-ação. A Pesquisa-ação toma como ponto de partida uma situação problema, onde o pesquisador delimitará seu campo de atuação e no final poderá resultar na transformação da realidade. Esse tipo de pesquisa trata com dados concretos do cotidiano dos participantes, na qual pesquisador e participante se envolvem durante todo o trabalho. Objetiva realizar relato de experiência do trabalho pedagógico/projeto CoREscoLA: trabalho pedagógico na Educação Física Escolar a partir de referenciais críticos e fortalecimento do Ensino Básico. O projeto foi desenvolvido a partir do Edital da PROExc/UFPE – PIBEX TEMÁTICO em escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do município de Vitória de Santo Antão, no período de de 2017 até dezembro de 2020. Na Pesquisa-ação, inicialmente, foi realizado revisão da literatura para levantamento e aprofundamento teórico utilizando artigos e livros. Em seguida, foi realizada a organização das etapas da pesquisa que consistiram de: observações participantes, as quais analisaram o ambiente físico e social da escola e a organização do trabalho pedagógico da escola e da Educação Física; construção coletiva do plano de ação; ações docentes, três vezes por semana, com alunos do ensino infantil, fundamental e médio; e reflexões sobre a prática. O projeto garantiu a inserção dos acadêmicos na extensão/pesquisa/ensino e o aprofundamento dos conhecimentos docentes. Com relação aos escolares, foi garantido acesso, discussão e reflexão sobre os conteúdos da Cultura Corporal e seus determinantes e produção de conhecimento relevante. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49113 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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