Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49113

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAMORIM, Marco Antônio Fidalgo-
dc.contributor.authorMELO, Alisson Custódio de-
dc.date.accessioned2023-02-14T13:48:28Z-
dc.date.available2023-02-14T13:48:28Z-
dc.date.issued2022-05-18-
dc.date.submitted2023-02-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49113-
dc.description.abstractO presente trabalho está entre os que tratam de observar e discutir coletivamente a realidade da Educação Física na escola. Nas escolas, pouco se pesquisa e, devido a isto, seguindo um paradigma tradicional de ensino, apenas os aspectos motores e biológicos da área são priorizados, sendo desconsiderados seus referenciais sóciohistóricos. Para superar este quadro, é proposto o desenvolvimento de trabalho pedagógico na Educação Física a partir de uma Pesquisa-ação. A Pesquisa-ação toma como ponto de partida uma situação problema, onde o pesquisador delimitará seu campo de atuação e no final poderá resultar na transformação da realidade. Esse tipo de pesquisa trata com dados concretos do cotidiano dos participantes, na qual pesquisador e participante se envolvem durante todo o trabalho. Objetiva realizar relato de experiência do trabalho pedagógico/projeto CoREscoLA: trabalho pedagógico na Educação Física Escolar a partir de referenciais críticos e fortalecimento do Ensino Básico. O projeto foi desenvolvido a partir do Edital da PROExc/UFPE – PIBEX TEMÁTICO em escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do município de Vitória de Santo Antão, no período de de 2017 até dezembro de 2020. Na Pesquisa-ação, inicialmente, foi realizado revisão da literatura para levantamento e aprofundamento teórico utilizando artigos e livros. Em seguida, foi realizada a organização das etapas da pesquisa que consistiram de: observações participantes, as quais analisaram o ambiente físico e social da escola e a organização do trabalho pedagógico da escola e da Educação Física; construção coletiva do plano de ação; ações docentes, três vezes por semana, com alunos do ensino infantil, fundamental e médio; e reflexões sobre a prática. O projeto garantiu a inserção dos acadêmicos na extensão/pesquisa/ensino e o aprofundamento dos conhecimentos docentes. Com relação aos escolares, foi garantido acesso, discussão e reflexão sobre os conteúdos da Cultura Corporal e seus determinantes e produção de conhecimento relevante.pt_BR
dc.format.extent55 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.titleRelato de experiência - Projeto CoREscoLA: trabalho pedagógico na educação física escolar a partir de referenciais críticos e fortalecimento do ensino básicopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coHENTRINGER, Fábio-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8192156992165855pt_BR
dc.description.abstractxThe present work is among those that try to collectively observe and discuss the reality of Physical Education at school. In schools, little research is done and, due to this, following a traditional teaching paradigm, only the motor and biological aspects of the area are prioritized, disregarding their socio-historical references. To overcome this situation, it is proposed the development of pedagogical work in Physical Education from an Action Research. Action research takes as a starting point a problem situation, where the researcher will delimit his field of action and in the end it may result in the transformation of reality. This type of research deals with concrete data from the participants' daily lives, in which researcher and participant are involved. throughout the work. It aims to report the experience of the pedagogical work/CoREscoLA project: pedagogical work in School Physical Education from critical references and strengthening of Basic Education. The project was developed from the PROExc/UFPE Public Notice – TEMÁTICO PIBEX in schools of the Municipal Public Education Network in the municipality of Vitória de Santo Antão, from 2017 to December 2020. In the Action Research, initially, a literature review was carried out for a theoretical survey and deepening using articles and books. Then, the organization of the research stages was carried out, which consisted of: participant observations, which analyzed the physical and social environment of the school and the organization of the school's pedagogical work and Physical Education; collective construction of the action plan; teaching actions, three times a week, with students from kindergarten, elementary and high school; and reflections on practice. The project ensured the insertion of academics in extension/research/teaching and the deepening of teaching knowledge. With regard to schoolchildren, access, discussion and reflection on the contents of Body Culture and its determinants and production of relevant knowledge were guaranteed.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Melo, Alisson Custódio de.pdf586,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons