Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48716

Share on

Title: Estudo comparativo entre os sistemas construtivos de alvenaria estrutural e paredes de concreto moldadas no local
Authors: SILVA, Danylo Wesley Macena
GODOY, Mariana Gonçalves de
Keywords: Engenharia Civil; Reuso; Água cinza; Água de chuva; Casas populares
Issue Date: 6-May-2021
Citation: SILVA, Danylo Wesley Macena; GODOY, Mariana Gonçalves de. Estudo comparativo entre os sistemas construtivos de alvenaria estrutural e paredes de concreto moldadas no local. 2021. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Diante da crise hídrica no mundo, o uso de fontes alternativas de água está sendo visto como uma solução bastante promissora. O presente trabalho buscou analisar a viabilidade e os impactos ambientais, sociais e econômicos causados com a implantação do sistema de reuso de águas cinzas e utilização de água de chuva em um conjunto residencial popular em Caruaru, município situado no Agreste Pernambucano. O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa Viana e Moura Construções LTDA, sendo, o objeto de estudo deste trabalho o empreendimento imobiliário Conjunto Habitacional Viana & Moura Lagoa de Pedra. Inicialmente foi feito o dimensionamento do sistema de captação de água de chuva e de reuso de águas cinzas para as moradias do empreendimento, incluindo custo de implantação e demanda de manutenção e operação. Em seguida foi feita uma análise, com o auxílio da ferramenta Matriz SWOT, dos pontos favoráveis e desfavoráveis dos sistemas implantados. Além disso, foram traçadas estratégias para potencializar os pontos positivos e minimizar os negativos. Concluiu-se, assim, que, apesar de algumas vulnerabilidades, os sistemas apresentaram-se viáveis e com impactos bastante positivos nos âmbitos ambiental, social e econômico. No âmbito ambiental se destaca a contribuição na manutenção dos corpos hídricos. No âmbito social, qualidade de vida e redução de doenças. Finalmente, no âmbito econômico, redução das despesas mensais familiares na aquisição de água potável.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48716
Appears in Collections:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANYLO WESLEY MACENA SILVA e MARIANA GONÇALVES DE GODOY.pdf2.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons