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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48706

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Título: Aproveitamento integral dos alimentos como estratégia de ensino-aprendizagem da educação ambiental : uma sequência didática investigativa no ensino médio
Autor(es): MONTEIRO, Cibelly Olegário da Silva
Palavras-chave: Ensino de ciências; Educação em Saúde Ambiental; Resíduos Sólidos
Data do documento: 29-Jul-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MONTEIRO, Cibelly Olegário da Silva. Aproveitamento integral dos alimentos como estratégia de ensino-aprendizagem da educação ambiental: uma sequência didática investigativa no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: O presente estudo teve como objetivo avaliar o potencial pedagógico de atividades didáticas investigativas a partir da elaboração de uma Sequência Didática (SD) envolvendo o aproveitamento integral dos alimentos no âmbito da Educação Ambiental. Este é um estudo de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, desenvolvido a partir de uma pesquisa-ação. O campo de estudo desta pesquisa foi a Escola Estadual Edmur Arlindo de Oliveira, localizada na Região Metropolitana do Recife, em que os sujeitos participantes foram os estudantes das turmas de 2o ano do Ensino Médio. A coleta de dados aconteceu através da aplicação de questionários diagnósticos e do desenvolvimento de uma Sequência Didática sobre aproveitamento integral dos alimentos. Para o processo de análise e interpretação dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2010). Os resultados da pesquisa mostraram que ainda há um grande trabalho a se fazer, quando se trata de questões ambientais. Estimular nos estudantes o senso de responsabilidade ambiental que pode auxiliar na busca por um modelo de desenvolvimento mais sustentável por meio da reflexão e da análise crítica em busca da sustentabilidade. A aplicação da SD nos moldes do ensino por investigação contribuiu para a ressignificação do conhecimento dos estudantes demonstrando que o aproveitamento integral dos alimentos pode ser uma alternativa capaz de propiciar às pessoas benefícios nutricionais, ambientais e econômicos. Diante da aplicação da pesquisa, foi notória a necessidade do desenvolvimento de atividades didáticas voltadas ao consumismo desenfreado e suas consequências com o intuito de assegurar às próximas gerações o acesso aos recursos naturais essenciais à sobrevivência das espécies. Para isso, utilizar a abordagem didática do ensino por investigação pode ser uma alternativa eficaz, pois essa prática pedagógica fomenta nos estudantes um maior envolvimento no processo de ensino-aprendizagem, além de estimular a capacidade crítica-reflexiva do estudante e sua autonomia, tornando-o protagonista no processo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48706
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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