Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48706
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, André Maurício Melo | - |
dc.contributor.author | MONTEIRO, Cibelly Olegário da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-20T19:26:59Z | - |
dc.date.available | 2023-01-20T19:26:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-29 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Cibelly Olegário da Silva. Aproveitamento integral dos alimentos como estratégia de ensino-aprendizagem da educação ambiental: uma sequência didática investigativa no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48706 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo avaliar o potencial pedagógico de atividades didáticas investigativas a partir da elaboração de uma Sequência Didática (SD) envolvendo o aproveitamento integral dos alimentos no âmbito da Educação Ambiental. Este é um estudo de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, desenvolvido a partir de uma pesquisa-ação. O campo de estudo desta pesquisa foi a Escola Estadual Edmur Arlindo de Oliveira, localizada na Região Metropolitana do Recife, em que os sujeitos participantes foram os estudantes das turmas de 2o ano do Ensino Médio. A coleta de dados aconteceu através da aplicação de questionários diagnósticos e do desenvolvimento de uma Sequência Didática sobre aproveitamento integral dos alimentos. Para o processo de análise e interpretação dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2010). Os resultados da pesquisa mostraram que ainda há um grande trabalho a se fazer, quando se trata de questões ambientais. Estimular nos estudantes o senso de responsabilidade ambiental que pode auxiliar na busca por um modelo de desenvolvimento mais sustentável por meio da reflexão e da análise crítica em busca da sustentabilidade. A aplicação da SD nos moldes do ensino por investigação contribuiu para a ressignificação do conhecimento dos estudantes demonstrando que o aproveitamento integral dos alimentos pode ser uma alternativa capaz de propiciar às pessoas benefícios nutricionais, ambientais e econômicos. Diante da aplicação da pesquisa, foi notória a necessidade do desenvolvimento de atividades didáticas voltadas ao consumismo desenfreado e suas consequências com o intuito de assegurar às próximas gerações o acesso aos recursos naturais essenciais à sobrevivência das espécies. Para isso, utilizar a abordagem didática do ensino por investigação pode ser uma alternativa eficaz, pois essa prática pedagógica fomenta nos estudantes um maior envolvimento no processo de ensino-aprendizagem, além de estimular a capacidade crítica-reflexiva do estudante e sua autonomia, tornando-o protagonista no processo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Resíduos Sólidos | pt_BR |
dc.title | Aproveitamento integral dos alimentos como estratégia de ensino-aprendizagem da educação ambiental : uma sequência didática investigativa no ensino médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ARRUDA, Silvana Gonçalves Brito de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1481820364289105 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5120259253307314 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to assess the pedagogical potential of investigative didactic activities from the elaboration of a Didactic Sequence (DS) involving the full use of food within the scope of Environmental Education. This is a study of a qualitative approach, of a descriptive character, developed from an action research. The field of study of this research was the Edmur Arlindo de Oliveira State School, located in the Metropolitan Region of Recife, in which the participating subjects were students from the 2nd year of high school. The data collection took place through the application of diagnostic questionnaires and the development of a Didactic Sequence on the full use of food. For the process of analysis and interpretation it was used the data Bardin's Content Analysis (2010). The survey results revealed that there is still a lot of work to be done when it comes to environmental issues. Stimulate on students a sense of environmental responsibility that can help in the search for a more sustainable development model through reflection and critical analysis in search of sustainability. The application of DS in the form of teaching by investigation contributed to the redefinition of students' knowledge, demonstrating that the full use of food can be an alternative capable of providing people with nutritional, environmental and economic benefits. In virtue of the application of the research, it was evident the need to develop didactic activities aimed at unbridled consumerism and its consequences with the aim of ensuring access to natural resources essential to the survival of species for the next generations. Wherefore, using the didactic approach of teaching by investigation can be an effective alternative, as this pedagogical practice encourages students to be more involved in the teaching-learning process, in addition to stimulating the student's critical-reflective capacity and autonomy, making them the protagonist in the process. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9078215959109870 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Cibelly Olegário da Silva Monteiro.pdf | 4,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons