Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48690

Compartilhe esta página

Título: Modelo de estimativa paramétrico para orçamentação de obra em etapa de viabilidade econômica
Autor(es): MACEDO, Luis Felipe de Melo
Palavras-chave: Engenharia Civil; Regressão linear; Análise de dados; Viabilidade econômica; Construção civil; Orçamento paramétrico
Data do documento: 29-Dez-2021
Citação: MACEDO, Luis Felipe de Melo. Modelo de estimativa paramétrico para orçamentação de obra em etapa de viabilidade econômica. 2021. 99 f. TCC (Doutorado) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Atualmente em empresas ligadas ao setor de construção civil são utilizados métodos para elaboração de estimativas sobre o custo total de um empreendimento. Porém, eles se mostram ineficientes pelo que já foi comprovado em diversas fontes de literatura. Um dos modelos mais utilizados no Brasil é o Custo Unitário Básico (CUB), este pode apresentar uma imprecisão considerável quando comparado ao orçamento executivo da obra, mas geralmente é utilizado para se ter uma possível ideia do custo total do empreendimento. O objetivo deste trabalho é elaborar um modelo simples de orçamento baseado em diversos orçamentos executivos de edifícios residenciais para utilização na fase de análise da viabilidade econômica de uma obra. Para avaliar o melhor desempenho foram gerados dois modelos que utilizam a mesma variável independente, porém diferentes procedimentos. O primeiro, baseou-se no método de regressão linear simples entre o custo de cada etapa da obra e a área equivalente total da edificação, totalizando 12 regressões lineares. Entretanto, o segundo modelo empregou apenas uma regressão linear simples entre o custo global da obra e a área equivalente do empreendimento. Em termos de resultado, estes foram bastante parecidos, contanto o segundo modelo se mostrou o mais preciso, variando em média, 7.73 % em relação ao orçamento executivo, e com um erro padrão de R$ 1,169,321.48. Além disso, foi realizada uma comparação utilizando a área equivalente e a área total para o modelo 02 com o objetivo de determinar o melhor parâmetro a ser utilizado. Como esperado, a variável independente que melhor performou foi a área equivalente do empreendimento. O modelo 02 utilizando este parâmetro superou o CUB para uma mesma amostra teste. Como amostra para gerar os modelos 01 e 02, foram utilizados 7 edifícios, 6 de padrão de acabamento de nível alto e 1 de padrão de acabamento de nível médio. Esse estudo demostra a necessidade de as empresas investirem em análise de dados, e manterem um banco de dados atualizados sobre suas obras, para que com isso possa ser feita uma análise de viabilidade de obra cada vez mais eficiente e precisa, gerando menos gastos desnecessários ao empreendimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48690
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIS FELIPE DE MELO MACÊDO.pdf2,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons