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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48664

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Paulo Figueiredo-
dc.contributor.authorLOPES, Nayara Suyanny de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-01-18T17:27:39Z-
dc.date.available2023-01-18T17:27:39Z-
dc.date.issued2017-05-24-
dc.identifier.citationLOPES, Nayara Suyanny de Oliveira. Um estudo sobre o ensino e aprendizagem do conceito de modelo de um sistema axiomático para uma geometria de incidência. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48664-
dc.description.abstractEstudos acadêmicos têm defendido o ensino do método lógico-dedutivo, amparados em argumentos da epistemologia e da didática. Na vertente da didática do método lógico-dedutivo, destacam-se os subsídios dos trabalhos de Balacheff (apud Almouloud, 2007). Há, além disso, outras pesquisas na área de Educação Matemática nas quais se defende, com muita clareza, o ensino do método dedutivo nos cursos de formação inicial de professores de Matemática. Têm observado, em contrapartida, deficiências nos egressos dos cursos que foram alvo de suas investigações. Em concordância, com essas constatações, o objetivo deste trabalho é o de contribuir com a discussão do tema, julgado relevante e oportuno. Trata-se de estudo sobre o ensino e a aprendizagem de um tema específico: o método axiomático. Mais especificamente ainda, o estudo é centrado no conceito de modelo de um sistema de axiomas e, para adequar-se aos limites adequados a uma dissertação de Mestrado, escolhemos um sistema axiomático para a geometria plana de incidência. Como método, recorremos a uma pesquisa-intervenção exploratória, dividida em duas etapas. Em uma primeira fase, elaboramos um texto versando sobre o citado tópico, tomando como aporte teórico Millman & Parker (1991) e suposto como um material pouco usual nos cursos de licenciatura; em seguida, foi ministrado um curso de curta duração tomando o material produzido como texto base. O grupo que integrou o minicurso foi constituído por nós, como pesquisadora, e por cinco estudantes de um curso de licenciatura. Os encontros do minicurso foram caracterizados por serem ocasiões de trabalhos interativos e colaborativos, acompanhados de registros escritos dos eventos e de gravação em áudio dos diálogos ocorridos. Tais observações-participantes forneceram o material para a análise posterior e a formulação de conclusões desta investigação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMétodo lógico-dedutivopt_BR
dc.subjectSistema axiomáticopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleUm estudo sobre o ensino e aprendizagem do conceito de modelo de um sistema axiomático para uma geometria de incidênciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0667883508726370pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7628496873937151pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxAcademic studies have defended the teaching of the logical-deductive method, supported by arguments from epistemology and didactics. In the didactic aspect of the logical-deductive method, the subsidies of Balacheff's (apud Almouloud, 2007) works stand out. There is, in addition, other research in the area of Mathematics Education in which the teaching of the deductive method is very clearly defended in the university courses for Mathematics teachers. On the other hand, they have observed deficiencies in the graduates of the courses that were the target of their investigations. Accordingly, with these findings, the objective of this paper is to contribute to the discussion of the topic, deemed relevant and timely. This is a study on teaching and learning a specific topic: the axiomatic method. More specifically, the study is centered on the concept of model of a system of axioms and, to adapt to the appropriate limits for a Master's thesis, we chose an axiomatic system for plane incidence geometry. As a method, we resort to exploratory research-intervention, divided into two stages. In a first phase, we elaborated a text dealing with the mentioned topic, taking as theoretical contribution Millman & Parker (1991) and supposed as an unusual material in undergraduate courses; then, a short course was given taking the material produced as the base text. The group that participated the short course was made up of us, as a researcher, and five students from a degree course. The short course meetings were characterized by being occasions for interactive and collaborative work, accompanied by written records of the events and audio recording of the dialogues that took place. Such participant observations provided the material for further analysis and the formulation of conclusions of this investigation.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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