Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48658

Compartilhe esta página

Título: Deficiência intelectual e comunicação aumentativa e alternativa : proposta inclusiva na aprendizagem significativa.
Autor(es): SOUSA, Karolina Letícia Falcão de
CAVALCANTE, Tícia Ferro
Palavras-chave: Deficiência intelectual; Comunicação aumentativa e alternativa; Inclusão; Aprendizagem
Data do documento: 19-Mai-2022
Citação: SOUSA, K. L. F. de. CAVALCANTE, T. F. Deficiência intelectual e comunicação aumentativa e alternativa: proposta inclusiva na aprendizagem significativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Diante dos desafios para que a educação de alunos com deficiência intelectual não seja meramente integracionista e, cada vez mais, assuma sua posição inclusiva, este artigo tem o objetivo de investigar se a proposta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) pode ser uma opção viável para auxiliar na aprendizagem significativa desses indivíduos. Em vista disso, essa é uma pesquisa exploratória, com material bibliográfico; inicialmente, com a exposição do referencial teórico sobre os pontos que envolvem a temática e, por fim, a exploração de dois artigos científicos e uma dissertação de mestrado que envolvem pesquisas acerca da CAA na aprendizagem de alunos com DI. A partir da investigação dos dados, concluiu-se que a comunicação aumentativa e alternativa, como proposta inclusiva, é uma opção viável para o auxílio da aprendizagem significativa de alunos com deficiência intelectual.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48658
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - K.L.F.SOUSA .pdf233,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons