Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48658

Comparte esta pagina

Título : Deficiência intelectual e comunicação aumentativa e alternativa : proposta inclusiva na aprendizagem significativa.
Autor : SOUSA, Karolina Letícia Falcão de
CAVALCANTE, Tícia Ferro
Palabras clave : Deficiência intelectual; Comunicação aumentativa e alternativa; Inclusão; Aprendizagem
Fecha de publicación : 19-may-2022
Citación : SOUSA, K. L. F. de. CAVALCANTE, T. F. Deficiência intelectual e comunicação aumentativa e alternativa: proposta inclusiva na aprendizagem significativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Diante dos desafios para que a educação de alunos com deficiência intelectual não seja meramente integracionista e, cada vez mais, assuma sua posição inclusiva, este artigo tem o objetivo de investigar se a proposta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) pode ser uma opção viável para auxiliar na aprendizagem significativa desses indivíduos. Em vista disso, essa é uma pesquisa exploratória, com material bibliográfico; inicialmente, com a exposição do referencial teórico sobre os pontos que envolvem a temática e, por fim, a exploração de dois artigos científicos e uma dissertação de mestrado que envolvem pesquisas acerca da CAA na aprendizagem de alunos com DI. A partir da investigação dos dados, concluiu-se que a comunicação aumentativa e alternativa, como proposta inclusiva, é uma opção viável para o auxílio da aprendizagem significativa de alunos com deficiência intelectual.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48658
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - K.L.F.SOUSA .pdf233,13 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons