Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48658

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Tícia Ferro-
dc.contributor.authorSOUSA, Karolina Letícia Falcão de-
dc.contributor.authorCAVALCANTE, Tícia Ferro-
dc.date.accessioned2023-01-18T17:06:27Z-
dc.date.available2023-01-18T17:06:27Z-
dc.date.issued2022-05-19-
dc.date.submitted2022-12-15-
dc.identifier.citationSOUSA, K. L. F. de. CAVALCANTE, T. F. Deficiência intelectual e comunicação aumentativa e alternativa: proposta inclusiva na aprendizagem significativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48658-
dc.description.abstractDiante dos desafios para que a educação de alunos com deficiência intelectual não seja meramente integracionista e, cada vez mais, assuma sua posição inclusiva, este artigo tem o objetivo de investigar se a proposta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) pode ser uma opção viável para auxiliar na aprendizagem significativa desses indivíduos. Em vista disso, essa é uma pesquisa exploratória, com material bibliográfico; inicialmente, com a exposição do referencial teórico sobre os pontos que envolvem a temática e, por fim, a exploração de dois artigos científicos e uma dissertação de mestrado que envolvem pesquisas acerca da CAA na aprendizagem de alunos com DI. A partir da investigação dos dados, concluiu-se que a comunicação aumentativa e alternativa, como proposta inclusiva, é uma opção viável para o auxílio da aprendizagem significativa de alunos com deficiência intelectual.pt_BR
dc.format.extent35 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectComunicação aumentativa e alternativapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleDeficiência intelectual e comunicação aumentativa e alternativa : proposta inclusiva na aprendizagem significativa.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8184241806018173pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8184241806018173pt_BR
dc.subject.cnpqEducação Inclusivapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5273-9868pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8963-9609pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - K.L.F.SOUSA .pdf233,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons