Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48658
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTE, Tícia Ferro | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Karolina Letícia Falcão de | - |
dc.contributor.author | CAVALCANTE, Tícia Ferro | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T17:06:27Z | - |
dc.date.available | 2023-01-18T17:06:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, K. L. F. de. CAVALCANTE, T. F. Deficiência intelectual e comunicação aumentativa e alternativa: proposta inclusiva na aprendizagem significativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48658 | - |
dc.description.abstract | Diante dos desafios para que a educação de alunos com deficiência intelectual não seja meramente integracionista e, cada vez mais, assuma sua posição inclusiva, este artigo tem o objetivo de investigar se a proposta de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) pode ser uma opção viável para auxiliar na aprendizagem significativa desses indivíduos. Em vista disso, essa é uma pesquisa exploratória, com material bibliográfico; inicialmente, com a exposição do referencial teórico sobre os pontos que envolvem a temática e, por fim, a exploração de dois artigos científicos e uma dissertação de mestrado que envolvem pesquisas acerca da CAA na aprendizagem de alunos com DI. A partir da investigação dos dados, concluiu-se que a comunicação aumentativa e alternativa, como proposta inclusiva, é uma opção viável para o auxílio da aprendizagem significativa de alunos com deficiência intelectual. | pt_BR |
dc.format.extent | 35 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Comunicação aumentativa e alternativa | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Deficiência intelectual e comunicação aumentativa e alternativa : proposta inclusiva na aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8184241806018173 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8184241806018173 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-5273-9868 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8963-9609 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - K.L.F.SOUSA .pdf | 233,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons