Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48453

Compartilhe esta página

Título: A leitura no Ensino Médio : prática norteadora de um processo eficiente e construtivo
Autor(es): SOUZA, Ana Raquel Lima de
Palavras-chave: Leitura; Prática pedagógia; Ensino médio; Ensino e aprendizagem
Data do documento: 3-Nov-2022
Citação: SOUZA, Ana. A leitura no Ensino Médio : prática norteadora de um processo eficiente e construtivo.2022. Artigo científico ( Licenciatura em Letras)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este trabalho visa promover algumas reflexões acerca da importância da leitura no ensino médio, tendo em vista a relevância e a contribuição que a mesma desempenha como uma prática pedagógica que norteia o processo de ensino e aprendizagem não só da Língua Portuguesa, mas também de todas as demais disciplinas, tornando este processo mais eficiente e construtivo. E para que houvesse uma discussão a respeito das problemáticas envolvidas em relação a temática em questão, idealizou-se como objetivo central, verificar a importância da leitura no Ensino Médio, apontando métodos eficazes e norteadores a partir da ação do professor em sala de aula, no intuito de formar cidadãos capazes de questionar e interagir no convívio social. Como aspectos metodológicos, trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter qualitativo e descritivo, pois é baseada em fontes literárias de diferentes autores, expondo conceitos, características e opiniões sobre o assunto estudado. Assim, este estudo encontra-se fundamentado teoricamente em diversas fontes e especialistas que tratam do tema investigado, principalmente em trabalhos de autores renomados como Bamberger (1988), Freie (1988), Kleiman (1989), Martins (1984) e Silva (1988), dentre outros que abordam acerca desta temática. No desfecho da pesquisa, concluiu-se, que existem alunos cursando o ensino médio e que apresentam sérias dificuldades quanto ao desenvolvimento da leitura e que a escola deve ter a responsabilidades quanto ao tratamento de tais problemáticas por meio a ação dos docentes, pois estes são mediadores do processo ensino aprendizagem aplicando métodos construtivos e eficazes, mostrando-lhes a importância do ato de ler e que esta prática produz nos mesmos resultados satisfatórios, se a buscarem com afinco e prazer.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48453
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Raquel Lima de Souza.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons