Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48453

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Ana Maria Costa de Araújo-
dc.contributor.authorSOUZA, Ana Raquel Lima de-
dc.date.accessioned2022-12-29T13:42:29Z-
dc.date.available2022-12-29T13:42:29Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2022-11-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Ana. A leitura no Ensino Médio : prática norteadora de um processo eficiente e construtivo.2022. Artigo científico ( Licenciatura em Letras)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48453-
dc.description.abstractEste trabalho visa promover algumas reflexões acerca da importância da leitura no ensino médio, tendo em vista a relevância e a contribuição que a mesma desempenha como uma prática pedagógica que norteia o processo de ensino e aprendizagem não só da Língua Portuguesa, mas também de todas as demais disciplinas, tornando este processo mais eficiente e construtivo. E para que houvesse uma discussão a respeito das problemáticas envolvidas em relação a temática em questão, idealizou-se como objetivo central, verificar a importância da leitura no Ensino Médio, apontando métodos eficazes e norteadores a partir da ação do professor em sala de aula, no intuito de formar cidadãos capazes de questionar e interagir no convívio social. Como aspectos metodológicos, trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter qualitativo e descritivo, pois é baseada em fontes literárias de diferentes autores, expondo conceitos, características e opiniões sobre o assunto estudado. Assim, este estudo encontra-se fundamentado teoricamente em diversas fontes e especialistas que tratam do tema investigado, principalmente em trabalhos de autores renomados como Bamberger (1988), Freie (1988), Kleiman (1989), Martins (1984) e Silva (1988), dentre outros que abordam acerca desta temática. No desfecho da pesquisa, concluiu-se, que existem alunos cursando o ensino médio e que apresentam sérias dificuldades quanto ao desenvolvimento da leitura e que a escola deve ter a responsabilidades quanto ao tratamento de tais problemáticas por meio a ação dos docentes, pois estes são mediadores do processo ensino aprendizagem aplicando métodos construtivos e eficazes, mostrando-lhes a importância do ato de ler e que esta prática produz nos mesmos resultados satisfatórios, se a buscarem com afinco e prazer.pt_BR
dc.format.extent36f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPrática pedagógiapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleA leitura no Ensino Médio : prática norteadora de um processo eficiente e construtivopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9706476458043027pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to promote some reflections about the importance of reading in high school, in view of the relevance and contribution that it plays as a pedagogical practice that guides the teaching and learning process not only of the Portuguese language, but also of all other disciplines, making this process more efficient and constructive. And for there to be a discussion about the problems involved in relation to the theme in question, it was idealized as a central objective, to verify the importance of reading in high school, pointing out effective and guiding methods from the teacher's action in the classroom, in order to form citizens capable of questioning and interacting in social life. As methodological aspects, it is a bibliographic study, of qualitative and descriptive character, because it is based on literary sources of different authors, exposing concepts, characteristics and opinions about the studied subject. Thus, this study is theoretically based on several sources and specialists that deal with the investigated topic, mainly in works by renowned authors such as Bamberger (1988), Freie (1988), Kleiman (1989), Martins (1984) and Silva (1988). ), among others that address this theme. In the outcome of the research, it was concluded that there are students attending high school and who have serious difficulties regarding the development of reading and that the school must have responsibilities regarding the treatment of such problems through the action of teachers, as these are mediators of the teaching-learning process, applying constructive and effective methods, showing them the importance of the act of reading and that this practice produces the same satisfactory results, if they seek it with determination and pleasure.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português a Distânciapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Raquel Lima de Souza.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons