Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48253
Compartilhe esta página
Título: | Metodologias ativas : Geographic War como possibilidade no ensino da geografia |
Autor(es): | ARANDAS, Caroline Souto |
Palavras-chave: | jogos; ensino e aprendizagem; gamificação; possibilidade metodológica |
Data do documento: | 9-Nov-2022 |
Citação: | ARANDAS, Caroline Souto. Metodologias Ativas : Geographic War como possibilidade metodológica no ensino de Geografia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Geografia- Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, recife, 2022. |
Abstract: | Com o advento das novas tecnologias, especialmente a digital, modificando todos os ambientes sociais, inclusive o contexto educacional, o ensino tradicional já não é suficiente para a formação plena dos educandos por seu método passivo. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo investigar como a gamificação e os jogos digitais podem contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem no ensino de Geografia, examinando os limites e as potencialidades desta atividade enquanto metodologia ativa no processo ensino-aprendizagem. Consideramos para a efetivação desse trabalho, uma pesquisa na literatura que explora a temática abordada. A partir deste estudo teórico, foi proposto a criação e utilização de um jogo digital, nomeado Geographic War, como possibilidade metodológica, para concretizar na prática o conhecimento teórico adquirido, e, consequentemente, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de geografia, já que, através das atividades lúdicas os educandos podem dar significado ao que aprendem durante as aulas de Geografia. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48253 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Caroline Souto Arandas.pdf | 498,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons