Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48253

Compartilhe esta página

Título: Metodologias ativas : Geographic War como possibilidade no ensino da geografia
Autor(es): ARANDAS, Caroline Souto
Palavras-chave: jogos; ensino e aprendizagem; gamificação; possibilidade metodológica
Data do documento: 9-Nov-2022
Citação: ARANDAS, Caroline Souto. Metodologias Ativas : Geographic War como possibilidade metodológica no ensino de Geografia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. (Geografia- Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, recife, 2022.
Abstract: Com o advento das novas tecnologias, especialmente a digital, modificando todos os ambientes sociais, inclusive o contexto educacional, o ensino tradicional já não é suficiente para a formação plena dos educandos por seu método passivo. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo investigar como a gamificação e os jogos digitais podem contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem no ensino de Geografia, examinando os limites e as potencialidades desta atividade enquanto metodologia ativa no processo ensino-aprendizagem. Consideramos para a efetivação desse trabalho, uma pesquisa na literatura que explora a temática abordada. A partir deste estudo teórico, foi proposto a criação e utilização de um jogo digital, nomeado Geographic War, como possibilidade metodológica, para concretizar na prática o conhecimento teórico adquirido, e, consequentemente, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de geografia, já que, através das atividades lúdicas os educandos podem dar significado ao que aprendem durante as aulas de Geografia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48253
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Caroline Souto Arandas.pdf498,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons