Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48087

Share on

Title: Estratégias e metodologias utilizadas no processo de ensino no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco
Authors: SILVA JÚNIOR, Eronildo Barbosa da
Keywords: Educação contábil; Ensino de contabilidade; Metodologias e estratégias de ensino
Issue Date: 14-Oct-2022
Abstract: O professor tem papel fundamental no desenvolvimento do conhecimento, e as diretrizes curriculares nacionais propõem ao curso de Ciências Contábeis uma formação que contemple diversos aspectos específicos e gerais na atuação do contador (a). A presente pesquisa objetivou mapear quais as principais metodologias e estratégias de ensino utilizadas pelos docentes, na educação contábil da Universidade Federal de Pernambuco. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se do levantamento, com a aplicação de um questionário, a qual foi possível descrever o perfil, a percepção, os desafios, as experiências e a eficácia das metodologias e estratégias utilizadas pelos professores respondentes. A amostra é composta por 25 docentes, onde os resultados evidenciaram o perfil do professor em sua maioria experiente com mais de 10 anos de atuação, destes, apenas 48% possuem formação didática ou pedagógica. Também foi possível apontar que as metodologias comumente utilizadas são tradicionais, seguidas, de sala de aula invertida, que os desafios e os fatores que influenciam nas escolhas das estratégias de ensino são o tipo de aprendizagem envolvido, perfil dos alunos e estrutura do ambiente. Por fim, os mesmos acreditam que as metodologias e estratégias de ensino são importantes para o desenvolvimento e resultado alcançado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48087
Appears in Collections:(TCC) - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ERONILDO BARBOSA DA SILVA JÚNIOR.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons