Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48087
Share on
Title: | Estratégias e metodologias utilizadas no processo de ensino no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco |
Authors: | SILVA JÚNIOR, Eronildo Barbosa da |
Keywords: | Educação contábil; Ensino de contabilidade; Metodologias e estratégias de ensino |
Issue Date: | 14-Oct-2022 |
Abstract: | O professor tem papel fundamental no desenvolvimento do conhecimento, e as diretrizes curriculares nacionais propõem ao curso de Ciências Contábeis uma formação que contemple diversos aspectos específicos e gerais na atuação do contador (a). A presente pesquisa objetivou mapear quais as principais metodologias e estratégias de ensino utilizadas pelos docentes, na educação contábil da Universidade Federal de Pernambuco. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se do levantamento, com a aplicação de um questionário, a qual foi possível descrever o perfil, a percepção, os desafios, as experiências e a eficácia das metodologias e estratégias utilizadas pelos professores respondentes. A amostra é composta por 25 docentes, onde os resultados evidenciaram o perfil do professor em sua maioria experiente com mais de 10 anos de atuação, destes, apenas 48% possuem formação didática ou pedagógica. Também foi possível apontar que as metodologias comumente utilizadas são tradicionais, seguidas, de sala de aula invertida, que os desafios e os fatores que influenciam nas escolhas das estratégias de ensino são o tipo de aprendizagem envolvido, perfil dos alunos e estrutura do ambiente. Por fim, os mesmos acreditam que as metodologias e estratégias de ensino são importantes para o desenvolvimento e resultado alcançado. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48087 |
Appears in Collections: | (TCC) - Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC ERONILDO BARBOSA DA SILVA JÚNIOR.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License