Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48087

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Cacilda Soares de-
dc.contributor.authorSILVA JÚNIOR, Eronildo Barbosa da-
dc.date.accessioned2022-12-05T15:53:52Z-
dc.date.available2022-12-05T15:53:52Z-
dc.date.issued2022-10-14-
dc.date.submitted2022-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48087-
dc.description.abstractO professor tem papel fundamental no desenvolvimento do conhecimento, e as diretrizes curriculares nacionais propõem ao curso de Ciências Contábeis uma formação que contemple diversos aspectos específicos e gerais na atuação do contador (a). A presente pesquisa objetivou mapear quais as principais metodologias e estratégias de ensino utilizadas pelos docentes, na educação contábil da Universidade Federal de Pernambuco. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se do levantamento, com a aplicação de um questionário, a qual foi possível descrever o perfil, a percepção, os desafios, as experiências e a eficácia das metodologias e estratégias utilizadas pelos professores respondentes. A amostra é composta por 25 docentes, onde os resultados evidenciaram o perfil do professor em sua maioria experiente com mais de 10 anos de atuação, destes, apenas 48% possuem formação didática ou pedagógica. Também foi possível apontar que as metodologias comumente utilizadas são tradicionais, seguidas, de sala de aula invertida, que os desafios e os fatores que influenciam nas escolhas das estratégias de ensino são o tipo de aprendizagem envolvido, perfil dos alunos e estrutura do ambiente. Por fim, os mesmos acreditam que as metodologias e estratégias de ensino são importantes para o desenvolvimento e resultado alcançado.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação contábilpt_BR
dc.subjectEnsino de contabilidadept_BR
dc.subjectMetodologias e estratégias de ensinopt_BR
dc.titleEstratégias e metodologias utilizadas no processo de ensino no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5530593830236776pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1552411299073876pt_BR
dc.description.abstractxThe teacher has an essential role in the development of knowledge, and the national curriculum guidelines propose to the Accounting Sciences course a training that includes several specific and general aspects in the accountant's performance. This research aimed to map and verify the main teaching-learning methodologies and strategies used by teachers in accounting education at the Federal University of Pernambuco. Therefore, a descriptive research was conducted, with a qualitative approach, using the survey, with the application of a questionnaire, which was possible to describe the profile, perception, challenges, experiences and effectiveness of the methodologies and strategies used by the responding teachers. The sample is composed of 25 teachers, where the results showed the profile of the teacher, most of them experienced with more than 10 years of experience, of which only 48% have didactic or pedagogical training. It was also possible to point out that the methodologies commonly used are traditional, followed by the inverted classroom, that the challenges and factors that influence the choices of teaching strategies are the type of learning involved, student profile and environment structure. Finally, they believe that teaching methodologies and strategies are important for the development and results achieved.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.degree.departamentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAISpt_BR
dc.degree.graduationCIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ERONILDO BARBOSA DA SILVA JÚNIOR.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons