Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48087
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Cacilda Soares de | - |
dc.contributor.author | SILVA JÚNIOR, Eronildo Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-05T15:53:52Z | - |
dc.date.available | 2022-12-05T15:53:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48087 | - |
dc.description.abstract | O professor tem papel fundamental no desenvolvimento do conhecimento, e as diretrizes curriculares nacionais propõem ao curso de Ciências Contábeis uma formação que contemple diversos aspectos específicos e gerais na atuação do contador (a). A presente pesquisa objetivou mapear quais as principais metodologias e estratégias de ensino utilizadas pelos docentes, na educação contábil da Universidade Federal de Pernambuco. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se do levantamento, com a aplicação de um questionário, a qual foi possível descrever o perfil, a percepção, os desafios, as experiências e a eficácia das metodologias e estratégias utilizadas pelos professores respondentes. A amostra é composta por 25 docentes, onde os resultados evidenciaram o perfil do professor em sua maioria experiente com mais de 10 anos de atuação, destes, apenas 48% possuem formação didática ou pedagógica. Também foi possível apontar que as metodologias comumente utilizadas são tradicionais, seguidas, de sala de aula invertida, que os desafios e os fatores que influenciam nas escolhas das estratégias de ensino são o tipo de aprendizagem envolvido, perfil dos alunos e estrutura do ambiente. Por fim, os mesmos acreditam que as metodologias e estratégias de ensino são importantes para o desenvolvimento e resultado alcançado. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação contábil | pt_BR |
dc.subject | Ensino de contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Metodologias e estratégias de ensino | pt_BR |
dc.title | Estratégias e metodologias utilizadas no processo de ensino no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5530593830236776 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1552411299073876 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teacher has an essential role in the development of knowledge, and the national curriculum guidelines propose to the Accounting Sciences course a training that includes several specific and general aspects in the accountant's performance. This research aimed to map and verify the main teaching-learning methodologies and strategies used by teachers in accounting education at the Federal University of Pernambuco. Therefore, a descriptive research was conducted, with a qualitative approach, using the survey, with the application of a questionnaire, which was possible to describe the profile, perception, challenges, experiences and effectiveness of the methodologies and strategies used by the responding teachers. The sample is composed of 25 teachers, where the results showed the profile of the teacher, most of them experienced with more than 10 years of experience, of which only 48% have didactic or pedagogical training. It was also possible to point out that the methodologies commonly used are traditional, followed by the inverted classroom, that the challenges and factors that influence the choices of teaching strategies are the type of learning involved, student profile and environment structure. Finally, they believe that teaching methodologies and strategies are important for the development and results achieved. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | pt_BR |
dc.degree.departament | DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS | pt_BR |
dc.degree.graduation | CIÊNCIAS CONTÁBEIS | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ERONILDO BARBOSA DA SILVA JÚNIOR.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons