Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4804
Compartilhe esta página
Título: | O humano em Edgar Morin: contribuições para a compreensão da integralidade na reflexão pedagógica |
Autor(es): | da Conceição de Melo Amorim, Maria |
Palavras-chave: | Visão Unilateral; Análise Crítica; Edgar Morin |
Data do documento: | 2003 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | da Conceição de Melo Amorim, Maria; Rohr, Ferdinand. O humano em Edgar Morin: contribuições para a compreensão da integralidade na reflexão pedagógica. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. |
Abstract: | A dissertação tem o objetivo de apresentar a concepção de homo complexus no pensamento filosófico de Edgar Morin e sua contribuição para a idéia de integralidade na reflexão pedagógica. Realiza uma análise crítica da filosofia moriniana que postula a superação da visão unilateral a partir do reconhecimento dos caracteres antagonistas e complementares existentes no ser humano: sapiens e demens, prosaicus e poeticus, faber e ludens, empiricus e imaginarius, economicus e consumans. Constatou-se que na Pedagogia Moderna houve um desequilíbrio que salientou, principalmente, o homo sapiensprosaicus- faber-empiricus-economicus, negligenciando as outras dimensões do ser humano |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4804 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo5990_1.pdf | 983,43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons