Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4804

Compartilhe esta página

Título: O humano em Edgar Morin: contribuições para a compreensão da integralidade na reflexão pedagógica
Autor(es): da Conceição de Melo Amorim, Maria
Palavras-chave: Visão Unilateral; Análise Crítica; Edgar Morin
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: da Conceição de Melo Amorim, Maria; Rohr, Ferdinand. O humano em Edgar Morin: contribuições para a compreensão da integralidade na reflexão pedagógica. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Abstract: A dissertação tem o objetivo de apresentar a concepção de homo complexus no pensamento filosófico de Edgar Morin e sua contribuição para a idéia de integralidade na reflexão pedagógica. Realiza uma análise crítica da filosofia moriniana que postula a superação da visão unilateral a partir do reconhecimento dos caracteres antagonistas e complementares existentes no ser humano: sapiens e demens, prosaicus e poeticus, faber e ludens, empiricus e imaginarius, economicus e consumans. Constatou-se que na Pedagogia Moderna houve um desequilíbrio que salientou, principalmente, o homo sapiensprosaicus- faber-empiricus-economicus, negligenciando as outras dimensões do ser humano
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4804
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5990_1.pdf983,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons