Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4804

Comparte esta pagina

Título : O humano em Edgar Morin: contribuições para a compreensão da integralidade na reflexão pedagógica
Autor : da Conceição de Melo Amorim, Maria
Palabras clave : Visão Unilateral; Análise Crítica; Edgar Morin
Fecha de publicación : 2003
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : da Conceição de Melo Amorim, Maria; Rohr, Ferdinand. O humano em Edgar Morin: contribuições para a compreensão da integralidade na reflexão pedagógica. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumen : A dissertação tem o objetivo de apresentar a concepção de homo complexus no pensamento filosófico de Edgar Morin e sua contribuição para a idéia de integralidade na reflexão pedagógica. Realiza uma análise crítica da filosofia moriniana que postula a superação da visão unilateral a partir do reconhecimento dos caracteres antagonistas e complementares existentes no ser humano: sapiens e demens, prosaicus e poeticus, faber e ludens, empiricus e imaginarius, economicus e consumans. Constatou-se que na Pedagogia Moderna houve um desequilíbrio que salientou, principalmente, o homo sapiensprosaicus- faber-empiricus-economicus, negligenciando as outras dimensões do ser humano
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4804
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo5990_1.pdf983,43 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons