Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4804
Title: O humano em Edgar Morin: contribuições para a compreensão da integralidade na reflexão pedagógica
Authors: da Conceição de Melo Amorim, Maria
Keywords: Visão Unilateral;Análise Crítica;Edgar Morin
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: da Conceição de Melo Amorim, Maria; Rohr, Ferdinand. O humano em Edgar Morin: contribuições para a compreensão da integralidade na reflexão pedagógica. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Abstract: A dissertação tem o objetivo de apresentar a concepção de homo complexus no pensamento filosófico de Edgar Morin e sua contribuição para a idéia de integralidade na reflexão pedagógica. Realiza uma análise crítica da filosofia moriniana que postula a superação da visão unilateral a partir do reconhecimento dos caracteres antagonistas e complementares existentes no ser humano: sapiens e demens, prosaicus e poeticus, faber e ludens, empiricus e imaginarius, economicus e consumans. Constatou-se que na Pedagogia Moderna houve um desequilíbrio que salientou, principalmente, o homo sapiensprosaicus- faber-empiricus-economicus, negligenciando as outras dimensões do ser humano
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4804
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo5990_1.pdf983.43 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.